RealTime BigData
Na reta final, rejeição a Dino sobe 17 pontos e vai a 52%, diz Big Data/TV Record
Política

A cinco dias da eleição, pesquisa aponta que o comunista é o mais rejeitado pelo eleitorado maranhense

Pesquisa RealTime Big Data contratada pela TV Record aponta que, a cinco dias da eleição, o governador Flávio Dino (PCdoB) é o candidato mais rejeitado pelo eleitorado maranhense.

De acordo com o levantamento, a rejeição do comunista cresceu 17 pontos percentuais em apenas duas semanas, em comparação ao último levantamento divulgado pelo instituto.

Leia também:
BigData/TV Record aponta crescimento de Maura Jorge

Na pesquisa divulgada no último dia 20, a rejeição de Dino era de 35%. Já na pesquisa divulgada nesta terça-feira 2, o índice saltou para 52%.

Ainda segundo a sondagem, a rejeição a Roseana Sarney (MDB) diminuiu. Antes ela tinha 40%, mas agora caiu para 31%.

Os candidatos Roberto Rocha (PSDB) e Maura Jorge (PSL), que antes tiveram a rejeição, respectivamente, 16% e 11% do eleitorado, agora aparecem com, ainda na ordem, com 21% e 16%.

Os demais candidatos oscilaram dentro da margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos. Na anterior tanto Odívio Neto (PSOL) quanto Ramon Zapata (PSTU) tinham 11% de rejeição, e agora tem 12%.

A pesquisa RealTime BigData contratada pela TV Record ouviu 1.200 eleitores, entre os dias 1º e 2 de outubro. A pesquisa foi registrada sob o número MA-03938/2018. O nível de confiança é de 95%. Isso quer dizer que há probabilidade de 95% de os atuais resultados retratarem o atual quadro eleitoral, considerando a margem de erro.

BigData/TV Record aponta crescimento de Maura Jorge
Política

Candidata do presidenciável Jair Bolsonaro pode ser a grande fiadora de um eventual 2.º turno na disputa pelo comando do Palácio dos Leões

Nova pesquisa RealTime BigData/TV Record aponta que, a cinco dias da eleição, a candidata do presidenciável Jair Bolsonaro (PSL) ao Governo do Maranhão, Maura Jorge (PSL), cresceu em intenção de votos, e pode ser a grande fiadora de um eventual segundo turno na disputa pelo comando do Palácio dos Leões.

De acordo com o levantamento anterior, divulgado no último dia 20, Maura Jorge tinha 4%. Na sondagem de agora ela já aparece com 7%.

Levando-se em consideração a margem de erro, de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, ela pode estar marcando 4%, mas também pode chegar a 10%.

O crescimento de Maura Jorge ocorre após ela ser alvo de reportagens desfavoráveis à sua candidatura, o que indica que o eleitorado pode ter encarado a situação com perseguição, semelhante vem ocorrendo com o próprio Jair Bolsonaro.

O RealTime BigData contratada pela TV Record ouviu 1.200 eleitores, entre os dias 1º e 2 de outubro. A pesquisa foi registrada sob o número MA-03938/2018. O nível de confiança é de 95%. Isso quer dizer que há probabilidade de 95% de os atuais resultados retratarem o atual quadro eleitoral, considerando a margem de erro.

RealTime BigData aponta 2º turno entre Dino e Roseana
Política

Para o Senado, pesquisa coloca Edison Lobão e Sarney Filho como eleitos

Pesquisa feita pelo instituto RealTime BigData, divulgada nesta quinta-feira 20, mostra a polarização e tendência de segundo turno entre Flávio Dino (PCdoB), com 43% das intenções de voto, e Roseana Sarney (MDB), com 35%.

Na sequência aparece Roberto Rocha, com 5% das intenções de votos. Ele é seguido de perto por Maura Jorge, com 4%.

Os demais candidatos ao Palácio dos Leões, Ramon Zapata (PSTU) e Odívio Neto (PSOL), não pontuaram. Brancos e nulos chegam a 6% e indecisos a 7%.

Registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Maranhão sob o número MA-04462/018, a RealTime BigData/RecordTV ouviu 1.200 eleitores, entre os dias 17 e 18 deste mês. A margem de erro é de 3 pontos para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%.

Senado

Ainda segundo o RealTime BigData, se a eleição fosse hoje, estariam eleitos para o Senado Edison Lobão (MDB) e Sarney Filho (PV), ambos com 25% das intenções de voto.

A deputada Eliziane Gama (PPS) aparece com 21%; Weverton Rocha (PDT) com 17%; Zé Reinaldo (PSDB) com 16%; Alexandre Almeida (PSDB) com 7%; Saulo Arcangeli (PSTU) e Samoel Campelo (PSL) com 3%, cada; e Saulo Pinto (PSOL) e Preta Lú (PSTU) com 2%, cada.

Como são duas vagas ao Senado neste ano, brancos e nulos na primeira vaga chegam a 18%; e na segunda vaga a 20%. Os indecisos, somados os resultados das duas vagas, chega a 41%.