Após decisão judicial, Edivaldo entrega 1ª das 25 creches prometidas em 2014
Cotidiano

Após decisão judicial, Edivaldo entrega 1ª das 25 creches prometidas em 2014

Pedetista tem até o próximo ano, quando tentará fazer seu sucessor, para cumprir com a determinação do juiz Douglas de Melo Martins

Duas semanas após decisão judicial obrigar a Prefeitura de São Luís a começar a construir, concluir e inaugurar todas as 25 creches em tempo integral anunciadas pela gestão municipal desde 2014, inclusive com a devida reserva orçamentária para as obras, o prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PDT) entregou a primeira unidade, nesse sábado 21.

Batizada de UEB (Unidade de Ensino Básico) Carlos Salomão Chaib, a creche fica localizada na Chácara Brasil, área urbana da capital, tendo sido entregue após o pedetista haver descumprido por cinco vezes a inauguração do espaço.

Também forçou a realização pressão diária dos promotores Paulo Silvestre Avelar Silva e Maria Luciane Lisboa Belo; e do Sindeducação (Sindicato dos Profissionais do Magistério da Rede Municipal de São Luís).

Contudo, apesar da solenidade, segundo divulgado pela assessoria da própria gestão pedetista, as aulas ainda não começarão nesta segunda-feira 23, como se esperava ocorrer. Há promessa para que isso aconteça um dia depois.

Não bastasse isso, de acordo com declaração do secretário municipal de Educação, Moacir Feitosa, também não haverá mais atendimento pleno em educação infantil, conforme previa o projeto original custeado com recursos federais, já que os alunos matriculados da unidade deverão agora ter de 2 a 5 anos, permanecendo de fora da política educacional de Edivaldo Júnior crianças de 0 a 2 anos.

Outras creches

Pela mesma decisão do juiz Douglas de Melo Martins, da Vara de Interesse Difusos e Coletivos, as outras 24 creches anunciadas por Edivaldo em 2014 deverão ser entregues até o final de dezembro de 2020, ano eleitoral, quando o pedetista deixará o Palácio de La Ravardière e, apesar da baixa popularidade devido principalmente ao descumprimento de promessas de campanha ainda do primeiro mandato, tentará fazer o seu sucessor no comando da capital.

Segundo a prefeitura, dessas unidades, ao menos duas, localizadas nos bairros da Cidade Operária e Maracanã, estão com as obras em fase de finalização e deverão ser entregues ainda este ano.



Comente esta reportagem