Ocupação dos leitos clínicos e de UTI para Covid-19 em Imperatriz chega a 100%
Cotidiano

Ocupação dos leitos clínicos e de UTI para Covid-19 em Imperatriz chega a 100%

Maranhão registrou o maior recorde de mortes pelo novo coronavírus desde agosto de 2020

A ocupação de leitos exclusivos para pacientes com Covid-19 em Imperatriz, segunda cidade mais populosa do Maranhão, entrou em colapso.

Segundo boletim epidemiológico da SES (Secretaria de Estado da Saúde), divulgado neste sábado 27, todos leitos de UTI (unidade de terapia intensiva) e clínicos na rede pública estadual, destinados para atendimento a pacientes diagnosticados com a doença, estão lotados, com taxa de ocupação de 100%.

De acordo com o balanço, o Maranhão registrou 20 óbitos em decorrência do novo coronavírus nas últimas 24 horas. É o maior recorde de mortes por Covid-19 registrado no estado desde o dia 21 de agosto do ano passado, quando foram registrados 26 óbitos. Em todo o estado, segundo o boletim, já foram registrados 5.032 óbitos por Covid-19, e 219.233 casos confirmados, sendo que 9.972 ainda permanecem ativos.

Em coletiva nessa sexta-feira 26, apesar de ciente da situação, o governador Flávio Dino (PCdoB) declarou apenas que está estudando endurecer as medidas restritivas de enfrentamento à pandemia.

Para conter o avanço do novo coronavírus no município, na última terça 23, o prefeito Assis Ramos (DEM) baixou decreto que limita o horário de funcionamento dos bares, casas de eventos, restaurantes e similares até às 23h. A norma também proíbe, por 15 dias, as apresentações artísticas, festas ou eventos de qualquer natureza, bem como a utilização de pistas de danças.

O decretado também determina que estabelecimentos empresariais e comerciais devem reduzir o limite de lotação para 50% da sua capacidade. O mesmo vale para celebrações religiosas, que devem obedecer ao distanciamento social e o uso obrigatório de máscaras –está proibida a utilização de instrumentos de sopro durante os encontros religiosos.



Comente esta reportagem