Com alta de casos de Covid-19, Maranhão abre hospital de campanha em Imperatriz
Cotidiano

Com alta de casos de Covid-19, Maranhão abre hospital de campanha em Imperatriz

Unidade funcionará no Centro de Convenções, com 60 leitos. Destes, 10 disponibilizados para UTI

Com o aumento de casos da Covid-19 em Imperatriz, segunda cidade mais populosa do Maranhão, o governo de Flávio Dino (PCdoB) abre, nesta terça-feira 9, um hospital de campanha para desafogar o atendimento a pacientes diagnosticados com a doença nas unidades de saúde do município e região.

Segundo boletim epidemiológico da SES (Secretaria de Estado da Saúde), no mês passado, Imperatriz chegou a registrar 100% de ocupação de leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) exclusivos para Covid-19, e vem registrando taxa de ocupação acima de 90% há quase uma semana.

O hospital de campanha funcionará no Centro de Convenções, com 60 leitos. Destes, 10 disponibilizados para UTI.

De acordo com o Governo do Maranhão, com um aporte de R$ 2,8 milhões para a montagem, a unidade contou com apoio financeiro da Suzano, em caráter parcial. A empresa também doou insumos.

No último balanço diário da SES, divulgado nessa segunda-feira 8, Imperatriz registrou 11.197 casos confirmados de Covid-19 e 500 óbitos em decorrentes da doença desde o início da pandemia. A taxa de letalidade na cidade é de 4.47%.

Em 22 de fevereiro último, o Maranhão já havia aberto um outro hospital de campanha para pacientes com suspeitas de infecção ou infectados pelo novo coronavírus, em Bacabal, com estrutura doada pelo Governo dos EUA. Em relação a diagnosticados, a unidade atende apenas pacientes com sintomas leves ou iniciais da doença.

O hospital de campanha de Bacabal conta ambulatório para consultas médicas e leitos para pacientes com necessidade de medicação e/ou observação. Pacientes com quadro grave da Covid-19 continuam sendo atendidos no Hospital Regional Laura Vasconcelos, unidade de referência na região para tratamento, com leitos de UTI.



Comente esta reportagem