Alema aprova projeto que estabelece diretrizes para conscientizar estudantes sobre violência intrafamiliar e abuso sexual
Cotidiano

Alema aprova projeto que estabelece diretrizes para conscientizar estudantes sobre violência intrafamiliar e abuso sexual

Apresentado pelo deputado César Pires, texto retornará à CCJ da Casa para redação final, e depois encaminhado para a sanção

O plenário da Assembleia Legislativa do Maranhão aprovou, nesta quarta-feira (22), projeto de lei de autoria do deputado César Pires (PV) que dispõe sobre a capacitação escolar de crianças e adolescentes para identificação e prevenção de situações de violência intrafamiliar e abuso sexual.

Aprovada em segundo turno, a matéria retornará à Comissão de Constituição e Justiça da Casa para redação final, e depois será encaminhada para a sanção governamental.

“A violência intrafamiliar é um triste fenômeno mundial que pode ser manifestado de várias formas, como agressão física, abuso sexual e psicológico, abandono e maus-tratos. A abordagem dessa questão em ambiente escolar, onde o aluno sente-se protegido, é de fundamental importância, pois a informação é a maior fonte de prevenção, sendo também instrumento para que essa terrível situação seja cada vez mais denunciada e prevenida”, justificou César Pires na apresentação da proposta.

Para levar conhecimento sobre situações de violência intrafamiliar e abuso sexual às crianças e adolescentes, o texto estabelece que serão realizados palestras e treinamento para que eles possam identificar e prevenir essas situações.

Aos alunos do ensino fundamental e do ensino médio, serão asseguradas palestras com conteúdo que estimule a conscientização, a identificação e a prevenção de situações que caracterizem violência intrafamiliar e abuso sexual, utilizando de linguagem apropriada para cada idade escolar. As palestras estabelecidas pelo projeto serão ministradas por profissionais capacitados, dentre os quais professores, psicólogos, psicopedagogos ou assistentes sociais.



Comente esta reportagem