Em continuidade à ação emergencial para a melhoria do abastecimento de água na região metropolitana de São Luís, foi assinada na manhã desta segunda-feira (9), um convênio para a perfuração de mais cinco poços que acabarão com a intermitência de distribuição de água nos bairros da Cohab e Cohatrac.
A ordem de serviço é fruto da parceria entre Caema, Corpo de Bombeiros e Defesa Civil que, em conjunto, iniciam as perfurações em 120 dias, ampliando assim, o sistema Paciência I e II.
Além de abastecer a Cohab e Cohatrac, o sistema vai gerar reserva para atender as necessidades de mais cinco bairros: Anil, Aurora, Outeiro da Cruz, Forquilha e Araçagi, contemplando cerca de 230 mil pessoas.
Para o diretor-presidente da Caema, David Telles, além colocar fim à intermitência de distribuição, o serviço oferece melhor qualidade de vida aos ludovicenses, que há anos sofrem com o abastecimento irregular.
– A perfuração dos poços é o primeiro passo para acabar de vez com a falta d’água nos bairros e melhorar a vida das pessoas, em total acordo com as determinações do governador Flávio Dino. A ampliação do sistema Paciência vai abastecer ¼ da população da região metropolitana. Esta ação não se concretiza sozinha. Conto com o apoio total do Corpo de Bombeiros e Defesa Civil – explicou Telles.
O Diretor de Obras e Projetos da Caema, José Luiz, garantiu a fiscalização técnica da obra no sistema Paciência.
– Toda a equipe de engenharia está envolvida no processo. A perfuração ocorrerá de forma segura com o acompanhamento de engenheiros e técnicos – frisou.
Sobre os poços
As obras para a perfuração dos poços tubulares, que terão uma profundidade média de 150m³/h (metros cúbicos por hora), ampliam a rede de distribuição de água já existente nos bairros (Sistema Paciência I e II).
A perfuração utiliza recursos provenientes do Ministério da Integração Nacional, em parceria com o Governo do Estado, por meio da Coordenadoria de Estado de Defesa Civil.
Novos poços para região central
Na região central de São Luís, a Caema já iniciou a perfuração de seis poços artesianos para reforçar o abastecimento de água. No Bairro de Fátima, que terá um poço com vazão de 20m³/h (metros cúbicos por hora), a obra está em andamento na praça ao lado da Igreja Matriz. Davi Telles explicou que a perfuração dos poços foi a melhor solução para regularizar o abastecimento em áreas do sistema Sacavém/Batatã, em São Luís.
Além do Bairro de Fátima e Parque do Bom Menino, o projeto contempla mais quatro poços: no Monte Castelo, ao lado da Igreja e Santuário de Nossa Senhora da Conceição; outro no Centro, na Praça da Misericórdia; um na Vila Passos, na Praça Catulo da Paixão Cearense; e mais um no Outeiro da Cruz, na área do reservatório da Caema.
Deixe um comentário