Maranhão

São Luís e Pinheiro recebem exibições de cinema movido à energia solar nesta semana

Atividades incluem sessões de curtas-metragens para crianças e jovens e longa-metragem para toda a família, além de oficina de vídeo, que será realizada somente em São Luís

Ação em Pinheiro acontece na Associação dos Moradores do bairro de Santa Luzia, no próxima quinta-feira 16
Divulgação Cinesolar Ação em Pinheiro acontece na Associação dos Moradores do bairro de Santa Luzia, na próxima quinta-feira 16

O projeto Cinesolar – primeiro cinema móvel do país que utiliza energia solar – estará em Pinheiro e São Luís (MA) nesta semana. A programação conta com sessões de cinema, encontros com profissionais do audiovisual, oficinas e palestras de sustentabilidade. As atividades, totalmente gratuitas, acontecerão na quinta-feira (16/6), em Pinheiro, e sábado (18/6), em São Luís, em espaços públicos das duas cidades.

Em Pinheiro, a ação acontece na Associação dos Moradores do bairro de Santa Luzia, que fica na Avenida Paulo Ramos, s/n. As atividades começam às 18h com sessão de curtas-metragens para as crianças e jovens, seguida de debates e palestras. E às 19h30 haverá a exibição de um filme do cinema brasileiro.

Para São Luís as atividades começam com uma oficina de vídeo para jovens, das 14h às 18h. A intenção da ação é dar noções básicas de técnicas de vídeo que os jovens possam usar em seu dia a dia até mesmo com seus próprios celulares. Na oficina, os jovens serão estimulados a retratarem seu cotidiano no bairro Anjo da Guarda, onde serão realizadas as atividades.

Ainda em São Luís, a sessões com curtas-metragens começam às 18h e o longa-metragem às 19h30. Entre as atividades, que serão realizadas no Clube de Mães do Bairro Anjo da Guarda, a equipe do Cinesolar promove debates. Em especial para o Maranhão serão discutidos temas como a gravidez na adolescência.

Ação em São Luís acontece no Clube de Mães do bairro Anjo da Guarda, no próximo sábado 16
Divulgação Cinesolar Ação em São Luís acontece no Clube de Mães do bairro Anjo da Guarda, no próximo sábado 16

O Cinesolar é realizado pela Brazucah, produtora cultural especializada em circuitos alternativos de exibições de filmes brasileiros. Pioneiro no Brasil, o projeto foi concebido em 2013 e já realizou mais de 200 sessões, em várias cidades do país, para um público espectador superior a 40 mil pessoas. E a ideia é ir além do entretenimento. Sempre abordando temas sobre meio ambiente, saúde e sociedade.

Especialmente para o Maranhão, as atividades contam com parceria do Instituto Acqua e Secretaria de Estado da Saúde, como apoiadores da ação. Para mais informações, acesse: www.cinesolar.com.br

Serviço

O quê: Cinesolar em Pinheiro;
Quando: 16/06;
Onde: Associação dos Moradores do bairro de Santa Luzia; Avenida Paulo Ramos, s/n, Santa Luzia, Pinheiro.

O quê: Cinesolar em São Luís;
Quando: 18/06;
Onde: Clube de Mães do Bairro Anjo da Guarda; Rua Dinamarca, Quadra 39 A, s/n, Bairro Anjo da Guarda, São Luís.



Comente esta reportagem