Política

Maranhão pode ganhar Zona Franca no município de Rosário

Zona Franca de Rosário irá compreender três polos econômicos: comercial, industrial e agropecuário

O deputado André Fufuca, autor do PL para a criação da Zona Franca de Rosário
Agência Câmara Desenvolvimento econômico do MA O deputado André Fufuca, autor do PL para a criação da Zona Franca de Rosário

Com o intuito de impulsionar o desenvolvimento econômico do Maranhão, o deputado federal Andre Fufuca, do PEN, apresentou o Projeto de Lei 759/2015, que dispõe sobre a criação de Zona Franca no município de Rosário.

Após obter o parecer favorável da relatora, deputada Simone Morgado, do PMDB, o PL foi aprovado por unanimidade pela Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia (CINDRA), e segue agora para a Comissão de Finanças e Tributação (CFT), que irá conceder incentivos fiscais para empresas que se instalarem no local, aumentando o número de empregos e dinamizando a economia do estado.

Segundo Fufuca, a principal iniciativa para a apresentação da proposta é o impacto positivo para o mercado de trabalho. Ele acredita que a aprovação do projeto de lei promoverá a melhor integração produtiva e social na região.

“Temos outros motivos, mas o impacto social provocado na região com a geração de empregos já justificaria a Zona Franca de Rosário. Não podemos apenas dar incentivo e esperar geração de emprego, é preciso mais. Creio que as empresas que se beneficiarem do apoio estatal devam também cumprir metas de investimento em tecnologia e inovação”, comentou.

Polos econômicos

A Zona Franca de Rosário irá compreender três polos econômicos: comercial, industrial e agropecuário. O polo agropecuário abrigaria projetos voltados a atividades de produção de alimentos, agroindústria, piscicultura, turismo, beneficiamento de madeira, entre outras.



Comente esta reportagem