O deputado estadual codoense César Pires, do DEM, esteve reunido na manhã desta quinta-feira, 13, com o jornalista e radialista Alberto Barros, da Rádio FC FM 96.5, conversando sobre atividades parlamentares de sua autoria relacionadas ao município de Codó.
De acordou com informações do Blog do Aécio Trindade, que cobre a região, durante a conversa, Pires destacou uma visita feita à titular da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Áurea Prazeres, tratando de dois assuntos de grande importância para a cidade.
Um deles diz respeito ao estado de abandono em que se encontra o Centro de Formação do Codó, construído há anos no conjunto habitacional Vereda, no bairro São Francisco, porém nunca inaugurado.
Segundo o parlamentar, ao cobrar por atenção do governo Flávio Dino para o local, Prazeres informou sobre a já existência de recurso, na ordem de 232 mil reais, para reformar o ambiente.
“Eu estive com a secretária Áurea Prazeres em audiência prolongada, antes de vir pra cá. Naquele momento, coloquei que era inadmissível a situação que tá vivendo o centro de formação, aonde ali podem ser capacitados inúmeros professores além de servir de abrigo para outros tipos de trabalho”, revelou, lembrando ainda que a obra é de sua gestão, quando lutou pela construção da unidade também em outros municípios maranhenses.
“Aquele obra é de minha gestão, uma opção que eu fiz não só aqui mas em Imperatriz, Pinheiro e Açailândia, mas não tive a oportunidade de inaugurar”, disse.
“Ela me disse: César, eu já fiz o levantamento, lá mandei os técnicos lá, a obra deu 232 mil [reais]. Já está reservado o recurso. O governo já liberou o recurso pra poder fazer. Era um pedido nosso, quando eu tive com o governador Flávio Dino eu fiz esse pedido pra ele, ele pediu que eu fizesse o expediente, fiz o expediente, registrei esse requerimento nos anais da Assembleia como ele pediu e fiquei feliz de chegar com Áurea e ela me atendeu com muita presteza, com muita dignidade e dizer que já está reservado o dinheiro, os 232 mil [reais] pra poder fazer aquilo”, concluiu, mas sem se referir ao prazo.
Escola do KM 17
Outro assunto que também foi tratado na reunião de trabalho entre o deputado e a secretária estadual de Educação diz respeito à escola construída no KM 17, também da lavra do deputado César Pires.
Segundo o democrata, a última medição já foi feita, e a própria Áurea Prazeres prometeu colocar a escolar para funcionar.
Além do funcionamento regular da escola, César Pires agregou a ideia de transformar o local também em um centro de formação para trabalhadores da agricultura familiar, uma fez que a instituição, com o total de seis salas, é ampla e pode funcionar nos três turnos.
“A Escola do Km 17, já foi feita a última medição, as pessoas estiveram comigo lá, eu fui até a Áurea ela disse – não se preocupe que eu também vou concluir. Eu pedir – Áurea, são 6 salas de aula que podem funcionar 18 turmas, 6 pela manhã, seis pela tarde, seis pela noite e era importante colocar, Alberto, dado a região ali, colocar um centro de Formação também pra formar tecnólogos no campo da agricultura familiar para que as pessoas possam ser capacitadas para melhorar a produtividade, ou seja, gastar a mesma quantidade de tempo, gastar o mesmo espaço físico utilizado pra produção, mas aumentar a produtividade”, concluiu o deputado.
Deixe um comentário