Márcio Jerry terá orçamento dobrado para R$ 6,7 milhões em ano de eleição
Política

Márcio Jerry terá orçamento dobrado para R$ 6,7 milhões em ano de eleição

Verba da Seap tem servido basicamente para pagamento de pessoal. Pré-candidatos, dono de construtora fantasma e corruptos estão entre os nomeados

A Polícia Federal precisa ficar alerta. Em pleno ano eleitoral, a Secretaria de Estado de Assuntos Políticos e Federativos, pasta comandada por Márcio Jerry e inchada de pré-candidatos e até de dono de construtora fantasma, terá o orçamento dobrado, passando de 2,9 milhões de reais para exorbitantes 6,7 milhões de reais, de acordo com dados do projeto de Lei Orçamentária Anual (LOA) 2016. A informação é de O Estado.

Apontado nos bastidores como governador de fato do Maranhão - devido ao forte poder de comando que exerce sobre o governador eleito, Flávio Dino (PCdoB), que inclusive o chama de "comandante" -, Jerry já havia sido beneficiado por Dino este ano, quando teve a pasta suplementada em 2 milhões de reais em abril, e mais 1,2 milhão de reais em julho, além de ter tomado diversos cargos antes pertencentes a Casa Civil, comandada pelo ex-deputado estadual Marcelo Tavares.

Embora o cofre da Seap tenha sido engordado sob a alegação de combate a pobreza, a Secretaria, pela sua própria estrutura e função no governo, não possui qualquer projeto desenvolvido. Por esta razão, sem levar em conta a crise financeira brasileira e estadual, o orçamento tem sido utilizado basicamente para o pagamento de pessoal, gasto que deve se repetir no próximo ano.

Neste caso, como o orçamento de 2016 de Márcio Jerry é de pouco mais de duas vezes maior que o de 2015, é de se esperar novas nomeações na Seap, além da manutenção dos já citados pré-candidatos, do dono de uma construtora fantasma e até de gente apontada pela Controladoria Geral da União (CGU) de ter desviado mais 26 milhões de reais da verba federal destinada à educação, saúde, turismo, infraestrutura e até do dinheiro enviado para o desenvolvimento social e combate a fome.



Comente esta reportagem