Temer diz que eleição de comissão do impeachment suspensa pelo STF foi legítima
Política

Temer diz que eleição de comissão do impeachment suspensa pelo STF foi legítima

Vice-presidente da República se reunirá nesta quarta-feira com a presidente Dilma Rousseff, às 19h30min

O vice-presidente da República, Michel Temer, declarou nesta quarta-feira 9 que a eleição da comissão especial na Câmara dos Deputados que analisará o pedido de abertura de processo de impeachment contra a presidente Dilma Rousseff (PT) foi um ato legítimo da competência da Casa. A informação é de Reuters.

“A Câmara dos Deputados ontem (terça-feira) tomou uma deliberação no exercício legítimo da sua competência e, posteriormente, em fase de medida judicial, o Supremo suspendeu temporariamente essa medida. Isso revela exatamente que nós vivemos num regime de uma normalidade democrática extraordinária, as instituições estão funcionando. Nós devemos preservar aquilo que as instituições estão fazendo”, disse Temer, em breve declaração a jornalistas.

Em movimentação que contou com a articulação do deputado André Fufuca (PEN-MA), a chapa governista foi derrotada na eleição dos membros da comissão, no primeiro teste para o governo desde que foi aceito o pedido de abertura de impedimento contra a petista. Em votação secreta numa sessão tumultuada, a chapa apoiada por partidos de oposição recebeu 272 votos, enquanto a governista conquistou 199.

O Supremo Tribunal Federal (STF) suspendeu provisoriamente a formação da comissão especial na Câmara, em resposta a ação impetrada pelo PCdoB, partido do governador Flávio Dino e aliado ao governo.

Temer, que é presidente nacional do PMDB, não respondeu a perguntas de jornalistas, mas fez um gesto negativo, ao ser perguntado se haveria debandada de seu partido do governo. O vice-presidente da República, que teve uma carta de desabafo escrita à Dilma vazada na noite de segunda-feira 7 , disse que o país vive “num regime de uma normalidade democrática extraordinária” e que “as instituições estão funcionando”.

Ele se reunirá nesta quarta-feira com Dilma, às 19h30min, e afirmou que falará com jornalistas após o encontro.



Comente esta reportagem