O prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PDT), candidato a reeleição em outubro próximo, deixou para entregar somente agora, em pleno ano eleitoral, nova frota de ônibus usados que estava pronta para ser entregue desde o início do mês de novembro do ano passado, quando os primeiros coletivos adquiridos foram todos pintados e trazidos do sistema de transporte público de Fortaleza para São Luís.
A nova pintura do SIT (Sistema Integrado de Transporte) da capital foi autorizada por Edivaldo Júnior ainda no dia 22 de outubro daquele ano, como mostra a imagem ao lado, por meio da Portaria n.º 828/2015, como forma de acabar com a diferenciação dos coletivos por terminais e bacias, padronizando todas as linhas.
Porém, como a portaria permite que a pintura seja feita apenas em veículos novos (já usados em outra cidade, mas pela primeira vez em São Luís), uma nova portaria deve ser editada por Edivaldo no início de fevereiro, permitindo que os ônibus que já rodam m São Luís também possam receber o novo layout.
A primeira empresa a fazer aquisições com o novo padrão foi a empresa Ratrans (Rio Anil Transporte e Logística Ltda). Ao todo, foram 21 unidades.
Pouco depois, no dia 20 de dezembro de 2015, foi a vez da Viação Pericumã, que adquiriu 7 unidades.
A Viação Abreu também colocará na rua, nos próximos dias, pelo menos dois ônibus padronizados com o novo layout do SIT São Luís. Os veículos foram adquiridos pela Abreu desde o início do ano passado, mas como, curiosamente, nunca entraram em operação, poderão entrar em atividade com a nova pintura.
Todos os ônibus das três empresas com a nova padronização se encontram estacionados no complexo da Praça Maria Aração, Beira-Mar, desde as primeiras horas da manhã desta sexta-feira 15, como forma de chamar a atenção da população, isto é, do eleitor.
Além destes, um ônibus trucado usado, adquirido pela Ratrans no início deste mês, também já está sendo reformado e readequado à nova padronização do SIT São Luís. A ideia é passar, em ano eleitoral, uma certa grandiosidade e modernidade à frota da rede pública de coletivos da capital, em ação semelhante a feita por Edivaldo Holanda Júnior com os ônibus biarticulados, já extintos das ruas de São Luís.
Deixe um comentário