Flávio Dino racha o PT do Maranhão
Política

Flávio Dino racha o PT do Maranhão

Lideranças petistas divergiram sobre proposta feita pelo governador. Monteiro tenta reverter crise se desmentindo

A tentativa do governador Flávio Dino (PCdoB) em se lançar como liderança nacional ao compartilhar no jornal Folha de S. Paulo [sem dar os créditos] a proposta de grandes empresários sobre uma eventual aproximação entre o partido da presidente Dilma Rousseff e o PSDB para "salvar o país" acabou tendo o efeito contrário no Maranhão. Em vez de promover a união com o partido opositor, a proposta acabou resultando num racha no PT maranhense, além de criticas ao próprio Dino pela incoerência.

Principais lideranças do partido no Maranhão e ambos da mesma corrente do PT, a CNB (Construindo um Novo Brasil), o deputado estadual Zé Inácio e o presidente estadual do PT, Raimundo Monteiro, acabaram divergindo publicamente sobre a proposta. Pior: sobrou até para o deputado federal José Reinaldo Tavares (PSB), aliado e padrinho político do governador, que teve uma proposta semelhante, o Pacto pelo Maranhão, ironizada pelo deputado petista.

Ao comentar sobre o assunto ao jornal O Estado, Zé Inácio defendeu a posição da base do partido e considerou impossível uma aproximação entre o PT e o PSDB, lembrando que as duas siglas protagonizaram as maiores disputas políticas no país dos últimos anos. Ele ainda criticou a postura de Flávio Dino, que no ano passado silenciou a a proposta de Zé Reinaldo, mas agora tenta promover a mesma ideia a nível nacional.

“Flávio Dino está com a síndrome de Zé Reinaldo. Ou os dois estão certos ou um está mais equivocado que o outro”, detonou.

Já Raimundo Monteiro, para não desagradar o comunista, também em declaração a O Estado, acabou desqualificando a posição do parlamentar do PT, avaliando o pacto como viável. Para ele, há sim a possibilidade de aproximação entre as duas legendas no plano nacional, desde que o objetivo seja, tão somente, a superação da crise político, econômica e social do país - ou seja, a mesma proposta feita por Zé Reinaldo para o governador Flávio Dino em relação a crise financeiro que atinge o Maranhão.

“Se houver interesse do PSDB e responsabilidade para melhorar o país, retirar o país dessa crise política, não vejo problema nenhum. É até importante se houver essa possiblidade”, disse.

Nos bastidores, a divergência entre Zé Inácio e Raimundo Monteiro já começa a render crise. Para tentar reverter o racha, ao ser pressionado desde cedo por petistas e pelo próprio deputado, Monteiro já tem dito que nunca declarou-se favorável à proposta de Dino, e que concorda piamente com tudo o que disse Zé Inácio, inclusive sobre a incoerência do governador em relação ao posicionamento tomado quando da proposta feita por Zé Reinaldo.



Comente esta reportagem