César Pires reafirma que BR-135 mostra desprestígio dos políticos maranhenses
Política

César Pires reafirma que BR-135 mostra desprestígio dos políticos maranhenses

Parlamentar lembrou que a Paraíba, mesmo com número maior de adversários de Dilma no Congresso Nacional, tem recebido mais benefícios

O governo estadual e bancada federal do Maranhão não tem qualquer prestígio em Brasília e o eleitorado maranhense é tratado com total desprezo pela presidente Dilma Rousseff (PT). Foi diante destas constatações que o deputado estadual César Pires (PEN) voltou a declarar, nesta quarta-feira 6, que as obras de duplicação da BR-135 – com sucessivas pendências e cronogramas atrasados – são a evidência de que o estado continua desprestigiado pelo governo petista.

O mesmo tom indignação e protesto já havia sido manifestado pelo parlamentar em maio do ano passado, após nova paralisação das obras de duplicação rodovia federal, no trecho que liga o Estreito dos Mosquitos ao município Bacabeira.

Na nova reclamação, Pires lembrou que, recentemente, havia dois ministros maranhenses, a então governadora Roseana Sarney (PMDB) e mais uma bancada de 18 deputados federais apoiando a petista. “E [mesmo assim] o resultado era pífio em relação às ações do governo federal aqui no Maranhão”, frisou.

Mais Paraíba, Menos Maranhão

O parlamentar fez ainda uma analogia entre a Paraíba e o Maranhão, assinalando que o Maranhão possui 18 deputados federais, e a Paraíba apenas 12, além do mesmo número de senadores, e que mesmo assim os paraibanos têm conseguido mais benefícios que os maranhenses.

“No Maranhão são 18 deputados federais, na Paraíba 12 deputados federais. Claro que ambos têm três senadores. Na Paraíba, dois senadores são do PMDB, contra o governo federal, e um dos líderes nacionais do PSDB, o Cássio Cunha Lima, adversário contumaz e intestino da Dilma Rousseff. Apesar de tudo isso, a duplicação da Paraíba ou de João Pessoa a Recife está conclusa; Campina Grande a João Pessoa conclusa. A rota junina começa agora a ser estudada, lá na Paraíba, e o Maranhão desprestigiado, mesmo tendo o índice eleitoral nosso votado aqui no PT muito maior do que lá”, lamentou.

“Parece até que o nosso estado é um estado fadado a ser esquecido ou virado as costas pelo governo federal. Ora, a Paraíba totalmente adversa, com um número de eleitores no Congresso Nacional menor que o nosso, com um índice eleitoral dado ao PT menor do que o nosso. E vemos agora o João Alberto, senador João Alberto se insurgindo contra a decisão do PMDB para ser a favor de Dilma, o Júnior Marreca, o deputado Júnior Marreca se declarando abertamente nas redes sociais contra ao impeachment. E isto tudo nos deixa impressionado com a forma com que o governo federal vê o meu estado, vê o Maranhão”, salientou.

Na avaliação de César Pires, o Maranhão não teve competência política, tanto durante o comando de Roseana Sarney, quanto o do governador Flávio Dino (PCdoB), para obter do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), a efetiva obra de duplicação da BR-135. “Fica meu registro, fiz analogia só com a Paraíba – poderia fazer com outros estados - no quantitativo eleitoral, na resposta eleitoral e na força que os nossos governantes têm feito sem que os olhos do governo federal comecem a assimilar este esforço do nosso povo”, ressaltou César Pires.



Comente esta reportagem