Seguranças da AL-MA expulsam editor do ATUAL7 durante investigação de fantasmas
Política

Seguranças da AL-MA expulsam editor do ATUAL7 durante investigação de fantasmas

Todos são PMs cedidos pelo Comando para a Assembleia. Eles foram identificados como Major Diógenes e Sargento Vasconcelos

O editor do ATUAL7, Yuri Almeida, foi expulso da sala de Recursos Humanos da Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão, na tarde desta segunda-feira 27, durante investigação sobre a existência de fantasmas na Casa. A ação foi feita por seguranças da AL-MA, que foram chamados para abordar o blogueiro ainda dentro do setor.

Almeida aguardava atendimento por parte do diretor-geral do RH da Assembleia Legislativa, Eduardo Pinheiro Ribeiro, sobre a sua adjunta no RH, a advogada Luana Saboia Almeida. Nomeada na Casa, na gestão do presidente Humberto Coutinho (PDT), desde fevereiro do ano passado, Luana recebe quase R$ 10 mil por mês sem precisar ir trabalhar. Ela é filha do desembargador Luiz Gonzaga de Almeida Filho.

Há cerca de um mês, o ATUAL7 vem revelando quem são os fantasmas da AL-MA e como a Casa vem manobrando para ser desobrigada de forneçer à Justiça a relação completa de todos os deputados estaduais e servidores (efetivos, comissionados, contratados e requisitados) lotados na Casa, com indicação de cargo, remuneração do mês de maio deste ano (inclusive verba de gabinete e eventuais vantagens) e lotação.

Atentado à Liberdade de Imprensa e Informação

Ao chegar na sala do RH, o editor do ATUAL7 identificou-se, informou que estava produzindo uma reportagem sobre os fantasmas da AL-MA, e pediu para falar com Luana Saboia Almeida, por ela ter sido apontada como uma das centenas de funcionárias fantasmas da Assembleia Legislativa. A atendente, identificada apenas como Alice, inicialmente disse que não poderia dar nenhuma informação a respeito de servidores, mas logo depois mudou a versão e informou que havia uma Luana trabalhando no setor, mas não soube informar quem era, que horas pode ser encontrada e nem o que faz.

Um outra pessoa do RH, não identificada, foi chamada. Esta, porém, afirmou que não daria qualquer informação até saber quem estava passando informações sobre a existência de fantasmas na AL-MA. Alertada de que estava negando informações públicas, ela informou que iria chamar o diretor do RH, e que somente ele poderia passar as informações solicitadas.

Minutos depois de espera, dois seguranças da Casa, identificados como Major Diógenes Azevedo (foto acima) e Sargento Vasconcelos, acompanhados de uma segurança ainda não identificada, chegaram na sala perguntando "quem era". O editor do ATUAL7 foi então apontado pelas duas pessoas do RH, e ordenado pelo Major Diógenes e pelo Sargento Vasconcelos a se retirar do local. Ao questionar o porque da ordem e quem a havia determinado, o Major Diógenes respondeu que o blogueiro não poderia chegar no RH fazendo "aquele tipo de pergunta" e que só poderia entrar na AL-MA após se identificar no setor de Segurança. Os seguranças passaram então ameaçar o blogueiro para que saísse do local, do contrário seria retirado a força.

Ciente do atentado grave contra a liberdade de imprensa e de informação, Yuri Almeida avisou aos seguranças que eles estavam agindo em abuso de autoridade, e pediu que eles parecem de ameaçá-lo e gritar com ele. Alterado, o major Diógenes Azevedo aumentou ainda mais a voz e passou a perguntar se Almeida o estava ameaçando. O blogueiro informou que não era ameaça, mas um pedido para que o respeitasse e não alterasse a voz, pois ele estava no local apenas fazendo o seu trabalho. O major disse que iria continuar falando do mesmo jeito, pois quem dava as ordens ali era ele.

Neste momento, as duas funcionárias do RH informaram a Yuri Almeida que ele não seria atendido pelo diretor-geral do setor e que qualquer informação sobre servidores só poderia ser dada pelo diretor de Comunicação da Assembleia, Carlos Alberto. O major e o sargento, então, obrigaram Almeida a sair da sala, alertando que ele não teria mais porque continuar no local após o diretor Eduardo Pinheiro Ribeiro informar que não iria recebê-lo.

Ação foi registrada por câmeras

Já no corredor que dá acesso ao RH, os seguranças ainda disseram que o blogueiro deveria acompanhá-los, e voltaram a afirmar que Almeida só poderia voltar ao local após autorização do setor de Segurança da Casa. A segurança ainda não identificada disse que para ir ao local seria necessário primeiro protocolar um pedido para, se aceito, autorizar a volta ao local.

O editor do ATUAL7 ainda se identificou, por meio de documentos, aos seguranças, e informou que toda a ação seria denunciada ao presidente do Comitê de Imprensa da Assembleia Legislativa, jornalista Jorge Vieira, inclusive informando os nomes de ambos. O Sargento Vasconcelos apontou então para o crachá funcional e disse que não temia qualquer ação, pois ele era PM.

Toda a ação foi registrada pelas câmeras de segurança do RH e do corredor que dá acesso ao setor, e acompanhada por pelo menos 10 servidores do Recursos Humanos. As imagens das câmeras serão solicitadas.

Yuri Almeida ainda tentou falar com o diretor de Comunicação, Carlos Alberto, sobre o ocorrido. No Complexo de Comunicação da Assembleia, porém, um outro segurança informou que não havia ninguém no local além dele. O editor do ATUAL7, que passou a ser monitorado por todos os seguranças da Casa, ainda tentou falar com o chefe de Segurança da AL-MA, Coronel Marco Antônio Pimentel, porém foi informado por seus subordinados de que o coronel estaria em reunião e que não poderia atendê-lo.



Comentários 12

  1. João Sá

    Teu candidato e teu chefe vai levar e chibata nas eleições Yuri....garoto mídia !!!!

  2. João Sá

    ADEUS MERCEDES : "OPERAÇÃO BLOGUEIRO DE ONDE VEM TANTO DINHEIRO?" REQUEREU A PERDA/BLOQUEIO DOS BENS/ VALORES ACRESCIDOS AO PATRIMÔNIO DE FORMA ILÍCITA
     junho 27, 2016  [...]  Comentários
    A "Operação Blogueiro De Onde Vem Tanto Dinheiro?" começou com o depoimento do blogueiro Luís Pablo - um dos quatro filhos de Luís Cardoso donos de Blogs - prestado ao Ministério Público/ Grupo de Combate as Organizações Criminosas de São José de Ribamar.

    Existem fundadas suspeitas que Luís Pablo/ o pai Luís Cardoso/ os irmãos - Neto Ferreira/ Yuri Almeida/ Riquinha/ blogueiros miranteanos recebam dinheiro de prefeituras/ entre elas a de São José de Ribamar sem trabalhar desde a gestão de Luis Fernando Silva.

    Os "Caridosos" também aparecem nas mesmas circunstâncias - sem trabalhar/ com gordos vencimentos - nos nn dos deputados Junior Verde(Neto Ferreira)/ Fábio Braga(Luís Pablo)/ Adriano Sarney(Yuri Almeida) e outra dezena de prefeituras.

    O MP de São José de Ribamar/ Grupo de Combate as Organizações Criminosas(GAECO) requereu a perda/ bloqueio dos bens/ valores acrescidos ao patrimônio dos blogueiros de forma ilícita. Os "Caridosos" devem explicar a aquisição de duas Mercedes.

    Adeus Mercedes.

  3. Kamikaze

    Yuri, a assembleia legislativa parou no tempo. eles acham que tudo podem inclusive calar a imprensa. Tem ate filho de fantasma na creche. Esses pms de la deviam ter vergonha, receber ordem de bandido, so falta bater continência tambem.

  4. Pingback: Atual7

  5. Pingback: Atual7

  6. Pingback: Atual7

  7. Pingback: Atual7

  8. Pingback: Atual7

Comente esta reportagem