Saneamento básico será uma das prioridades de Aníbal na Câmara de São Luís
Política

Saneamento básico será uma das prioridades de Aníbal na Câmara de São Luís

Para candidato a vereador, Prefeitura de São Luís precisa liderar um movimento que envolva os demais municípios da Ilha

Depois de dezenas de reuniões com moradores de diversas comunidades do Município de São Luís, o sindicalista Aníbal, candidato a vereador pelo Partido Republicano da Ordem Social (Pros), definiu o saneamento básico como uma das suas propostas de luta dentro da Câmara de Vereadores de São Luís. Para Aníbal, a Prefeitura de São Luís precisa liderar um movimento que envolva os demais municípios da Ilha, a fim de implantar um projeto comum de saneamento básico pautado na preservação ambiental.

Anibal esteve neste fim de semana em várias comunidades na região do Anjo da Guarda, tendo constatado grandes lixões, falta de manejo apropriado dos resíduos e ausência de rede de esgoto. Segundo o candidato essa é uma realidade que precisa de atenção urgente do poder público, considerando que o ecossistema da Ilha é extremamente sensível. Anibal defendeu um pacto entre os poderes públicos dos quatro municípios, com o apoio do governo estadual.

“O nosso ecossistema é único e precisamos unir esforços para garantir a sua preservação. Apesar de já haver preocupação com a destinação de parte do lixo produzido na capital, ainda é comum encontramos lixões como este aqui na Vila Palestrina [área do Anjo da Guarda]. A consequência direta é a proliferação de doenças e a contaminação dos poucos lençóis freáticos que contribuem para o abastecimento de água em grande parte da Ilha. Tenho certeza que este é um pleito que terá a sensibilidade de todos os gestores, pois interessa diretamente à toda população”, esclareceu Anibal durante visita realizada no último fim de semana na região.

Falta de água

No Bairro Alto da Esperança a reclamação dos moradores também foi com relação à falta de água nas torneiras, motivo que faz com que crianças, e até idosos, tenham que caminhar por quase um quilômetro até a parte baixa da comunidade para conseguir alguns baldes de água para suas necessidades básicas. Esse quadro é resultado da má distribuição de água na capital, razão pela qual Aníbal defende urgência na conclusão da obra de duplicação da adutora Italuis, sistema que abastece aproximadamente 60% das residências de São Luís.

Moradias irregulares

Durante as visitas realizadas em cerca de 60 comunidades nos últimos dois meses, Aníbal se mostrou muito preocupado com a grande quantidade de moradias irregulares que encontrou, algumas delas em áreas que oferecem riscos aos ocupantes. Aníbal disse que um de seus projetos é garantir a regularização de moradias na capital, assegurando o direito de posse e propriedade dos moradores.

“Respeitando o que determina a legislação ambiental e a relacionada à regularização fundiária, quero encampar uma grande luta pelo direito à moradia digna de cada cidadão. Precisamos fazer valer o que determina nossa constituição, assim como precisamos obedecer ao plano diretor de nossa cidade. Além disso, a regularização vai movimentar a economia, pois permitirá que as pessoas financiem seus imóveis ou mesmo contraiam empréstimo para realizar reformas”, assinalou Anibal.

Itinerância

Cumprindo uma extensa agenda de compromissos, Aníbal atendeu ao pedido de mais de 60 comunidades de São Luís. Em todas elas, o então pré-candidato, ouviu moradores e conversou com lideranças sobre os principais problemas da cidade. Segundo Aníbal, o contato com as pessoas é fundamental para formulação de projetos que atendam aos anseios de mudança. “Gerir a coisa pública é, em uma definição, trabalhar com e para a população, ouvindo suas angústias e atendendo suas necessidades”, afirmou.



Comente esta reportagem