Momento em que o candidato Eduardo Braide tenta vencer o jornalista Jeisael Marx no gogó

Editorial: Em defesa de Jeisael Marx

Vídeo sem edição mostra que Eduardo Braide não deixou jornalista concluir fala. Candidato agrediu profissionais ao ser questionado sobre poluição nas praias durante sua gestão na Caema

Quase uma semana após a sabatina com o candidato a prefeito de São Luís, deputado Eduardo Braide, no programa Resenha, da TV Difusora, jornalistas, radialistas, apresentadores de TV e até mesmo blogueiros ainda comentam e ridicularizam o colega de profissão, Jeisael Marx, por ter agido com firmeza diante de um ataque do candidato do PMN ao blogueiro do Jornal Pequeno, John Cutrim.

O episódio teve início às 14 minutos 03 segundos da sabatina, quando Braide, após ser questionado pelo blogueiro a respeito da balneabilidade das praias da capital quando de sua gestão na Caema (Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão), em vez de responder a pergunta, saiu-se pela tangente acusando Cutrim de estar “desinformado” e de o estar interrogando sobre o tema em razão de suposta “ligação com a Prefeitura de São Luís”.

Diante do agressão ao colega, aos 20 minutos e 06 segundos da sabatina, Jeisael Marx, educadamente, pediu ao candidato que não desviasse a entrevista ao nível de ataques aos jornalistas, de forma pessoal, por conta do local onde trabalham.

Eduardo Braide, então, de forma mal educada, cortou a fala de Marx, não permitindo que ele continuasse com a palavra. O profissional ainda tentou retomar a fala, mas foi novamente impedido pelo candidato. A partir daí, foi iniciada uma discussão entre quem estava com a palavra, que foi vencida, de forma correta, por Jeisael Marx. Contudo, ao ser questionado novamente a respeito da sujeira nas praias na época de sua gestão na companhia, Braide voltou a perder o equilíbrio, fez-se de vítima e fugiu mais uma vez do tema, alegando que estaria sendo atacado. De forma estratégica, trechos da discussão foram distribuídos rapidamente em grupos de WhatsApp e redes sociais, tratando Marx como desequilibrado. Alguns profissionais de imprensa, levados por essa estratégia de marketing e pela retórica – e ao mesmo tempo estilo palerma – de Eduardo Braide, também caíram no conto do candidato, e não só passaram a defendê-lo, como ainda a desqualificar Jeisael Marx.

O ATUAL7 defende o profissional e lamenta que jornalistas, radialistas, apresentadores de TV e até mesmo blogueiros, que deveriam todos ter agido justamente de forma contrária, tenham tomado esse tipo de atitude.

Diferente do que Eduardo Braide passou para o público do programa, e, lamentavelmente, alguns profissionais de imprensa seguiram, uma sabatina não é feita para a apresentação do programa de governo ou as propostas de um candidato. Para isso serve, e é onde deve ser utilizado, o tempo de TV e rádio, no horário eleitoral gratuito, e noutras mídias oficiais do candidato. Em qualquer sabatina, os temas abordados devem ser justamente os complexos, as situações embaraçosas do histórico político, a vida pregressa, os processos que já sofreu ou ainda sofre, as investigações de que é alvo, exatamente para emparedar e contrapor dados apresentados pelo candidato. O papel dos jornalistas numa sabatina é o de questionar e não o de assessorar o sabatinado.

Logo, Jeisael Marx agiu a todo tempo de forma equilibrada, profissional, contundente e incisiva, com o único objetivo de fazer com que o candidato Eduardo Braide aprendesse a respeitar os jornalistas, o veículo de comunicação que o convidou para ser sabatinado e respondesse se as praias estavam próprias ou não para banho, durante sua gestão na Caema.

Qualquer olhar mais atento no que aconteceu na sabatina, de forma transparente e sem paixões, vai concluir isso.


Comentários

8 respostas para “Editorial: Em defesa de Jeisael Marx”

  1. todos desesperados….. mais não vão derrubar braide

    1. Não entendi! Ele está em pé?

  2. Deus nos livre deste homem.
    Parece um ditador! !
    Fico com Edivaldo, trabalhou quietinho e mostrou tudo agora.

  3. Avatar de Marlon Nogueira
    Marlon Nogueira

    Eu gostaria muuuiiittto que Braide perguntasse pra Geisael pelos 6.000,00 que ele recebe da Assembléia MA. O que ele faz lá. Um sujo querendo saber de um mal lavado. Me poupe. GEISAEL mostra com provas e papéis que tu faz jus à esse emprego. Ou és Fantasma

    1. Essa é uma questão bem interessante! Pois se ele não perguntou, ele se torna cúmplice desse emprego ilegal. Não acha? Ou você acredita que ele não perguntou porque não sabe?

  4. Não estou aqui para defender Eduardo Braide e muito menos Edivaldo Holanda Júnior ou qualquer outro político, pois são candidatos que não inspiram confiança e credibilidade. Agora, ao assistir essa sabatina, pude observar um tom truculento, grosseiro e até intimidador desse blogueiro chamado Jeisael Marx.
    Consultei o seu blog e lá pude constatar o seu ataque diário contra o Eduardo Braide por parte desse blogueiro. Não sei se procede os ataques, mas o candidato está no direito de questionar sim. Poderia ser o Edivaldo, O Wellington, o Fábio, enfim, qualquer um.
    O que eu não concordo é a postura, volto a dizer: ameaçadora, truculenta, grosseira e intimidadora por parte de certos jornalistas, inclusive desse senhor Jeisael Marx.
    Se fosse comigo, não tenha dúvidas: iria rebatê-lo com firmeza, e se fosse necessário com truculência e grosseria, bem como acioná-lo judicialmente, para ele ou eles aprender(em) a respeitar(acima de tudo) e fazer jornalismo com seriedade e responsabilidade.

    1. Mas onde o Jeisael ataca o deputado/candidato Eduardo Braide? Ele apenas questiona sobre sua gestão na Caema e sobre este ter envolvimento ou não na quadrilha que atuou em Anajatuba. Documentos apontam que ele está sendo investigado. Natural que o jornalista insista nessa pauta.

      1. Caro Yuri, nessa entrevista ele atacou sim o candidato. Foi grosseiro, estupido, arrogante e intimidador. Mas o que mais fiquei impressionado foi pelo fato desse Jeisael(que duvido que seja jornalista profissional e diplomado) fazer perguntas e questionamentos fracos, principalmente do que o Braide fez ou não quando era presidente da Caema a sei lá quantos anos.
        Mas ao querer dar chances ao contraditório, eis que acesso o blog do “Jornalista e Imparcial” Jeisael e chegando lá é só críticas contra o Braide, chamando de mentiroso, de arrogante, que a mascara caiu e mais um monte de besteiras.
        Jornalista que se preze, não deve perder o controle e manter sempre a calma, a tranquilidade, respeito e, principalmente: a IMPARCIALIDADE, contra pessoas que o atacam no intuito de acabarem de não perderem a razão.
        Ficou claro e evidente que o Jeisael não possui tais qualidades.
        E antes que pense: não sou a favor de Eduardo Braide, de Edivaldo Holanda ou de qualquer outro candidato. Creio que qualquer uma dessas opções serão terríveis para São Luís. O que sou contra é em relação a covardia como alguns veículos de imprensa agem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *