Sermão aos Peixes: PF prende donos do ICN e diretor da Bem Viver
Política

Sermão aos Peixes: PF prende donos do ICN e diretor da Bem Viver

Segundo o delegado Wedson Cajé Lop, Ricardo Murad continua sendo investigado, mas não era alvo das operações Abscôndito e Voadores

A Polícia Federal prendeu, na manhã desta quinta-feira 6, os proprietários do Instituto de Cidadania e Natureza (ICN), Benedito Silva Carvalho e Péricles Silva Filho, durante a segunda e terceira fase da Operação Sermão aos Peixes, denominadas de Abscôndito e Voadores.

Na mesma operação, que contou com o apoio da Controladoria Geral da União (CGU), também foi preso um dos diretores da Bem Viver – Associação Tocantina para o Desenvolvimento da Saúde, Emílio Resende Borges.

Foram conduzidos coercitivamente Marcelo Renato da Silva, Plínio Medeiros Filho; Thófilo Junqueira Villela Júnior; Valdeney Francisco Saraiva; Aline Rodrigues Santos; o ex-prefeito de Açailândia; Deusdedith Alves Sampaio; Warley Alves Nascimento; Marcelo Renatoda Silva; Maíra Milhomem Pereira e Ester Moreira Ambrósio de Carvalho.

Eles são acusados de ocultação de provas, lavagem de dinheiro e desvio de desvio de cerca de R$ 36 milhões.

Ricardo Murad

Na primeira Operação Sermão aos Peixe, realizada em novembro de 2015, a Polícia Federal prendeu oito dos 13 suspeitos pelos desvios de verbas da saúde pública no Maranhão.

Entre os mandados de condução coercitiva, esteve o do ex-secretário de Saúde do Maranhão, Ricardo Murad. Segundo a PF, Murad teria se utilizado do modelo de terceirização da gestão da saúde pública estadual para fugir dos controles da Lei de Licitação, empregando profissionais sem concurso público e contratando empresas sem licitação.

Murad sempre negou as acusações, e se livrou na cadeia após sucessivos pedidos de prisão contra ele.

Na ação realizada mais cedo, o delegado federal Wedson Cajé Lop declarou que o ex-secretário continua sendo investigado, mas que não é alvo das operações Abscôndito e Voadores.



Comente esta reportagem