Acusado de saquear verba da educação é beneficiado com ônibus escolar
Política

Acusado de saquear verba da educação é beneficiado com ônibus escolar

MPF acusa Umbelino Ribeiro de se locupletar dos recursos do Fundeb. Ele é prefeito de Turiaçu

Dos 18 prefeitos beneficiados pelo Governo do Estado com ônibus escolar, em solenidade ocorrida há pouco mais de semana no Palácio Henrique de La Roque, em São Luís, pelo menos um deles é acusado pelo Ministério Público Federal (MPF) de ter saqueado o dinheiro público destinado justamente para o avanço no setor da educação municipal.

Trata-se do prefeito de Turiaçu, Joaquim Umbelino Ribeiro (PV), que responde, ainda, várias outras acusações por crimes contra o erário.

Baixe a denúncia do MPF contra Umbelino Ribeiro por desvio do Fundeb

umbelino-ribeiro-turiacu

Em setembro de 2014, Umbelino foi denunciado pelo promotor de Justiça Marcílio Nunes Medeiros, da 5ª Câmara de Combate à Corrupção, por ato de improbidade administrativa. A acusação contra ele é de enriquecimento ilícito por meio dos recursos oriundos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), no exercício de 2008.

Segundo o Parquet federal, um relatório da Controladoria Geral da União (CGU) anexado à denúncia aponta que Umbelino chegou, inclusive, a realizar saques da verba diretamente na boca do caixa.

Em levantamento do ATUAL7 no sistema Aptus, do MPF, é constatado que o processo, de número 0058093-89.2013.4.01.3700, está estranhamente parado na Justiça Federal há mais de dois anos, aos cuidados da 5ª Vara da Seção Judiciária do Estado do Maranhão, que tem como responsável o juiz federal Sebastião Caros do Vale Madeira.

sistema-aptus-mpf-umbelino-ribeiro-turiacu

Além de Umbelino Ribeiro, no mesmo processo, configura também como acusado na denúncia o seu cunhado, Luís Fernando Abreu Cutrim — que teria atuado, ainda, em outro esquema, segundo o MPF, no município de Pirapemas. Umbelino Ribeiro é pai do vereador de São Luís, Umbelino Júnior (PV).

A reportagem entrou em contato com a Secretaria de Estado da Educação, comandada pelo advogado Felipe Camarão, desde a semana passada, e questionou o critério adotado pela Seduc para a escolha dos municípios beneficiados com os ônibus escolares. Até a publicação desta matéria, porém, não houve retorno.

Segundo o ATUAL7 apurou, o padrinho do prefeito de Turiaçu no Palácio dos Leões é o deputado estadual Ricardo Rios (PEN), estreitamente ligado ao presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado Humberto Coutinho (PDT). Seria por meio de Rios, apelidado pelos colegas no Parlamento de “Humbertinho”, que Umbelino estaria sendo beneficiado pelo governo em setores onde ele teria desviado dinheiro público.



Comentários 1

  1. Pingback: Atual7

Comente esta reportagem