No município de Afonso Cunha, administrado desde o dia 1º de janeiro pelo empreiteiro Arquimedes Américo Bacelar (PTB), a Saúde vai ser comandada pela irmã do prefeito, a cientista política Analídia Bacelar, que não possui qualquer conhecimento técnico na área.
A prática — também malandramente implantada em Paço do Lumiar, por Domingos Dutra (PCdoB), e em Chapadinha, por Magno Bacelar (PV) — é vedada pela Súmula Vinculante número 13 do Supremo Tribunal Federal (STF), por caracterizar nepotismo, tendo como último entendimento fixado o do julgamento do ministro Luiz Fux, em fevereiro de 2016.
O anúncio da entrega da saúde municipal para a irmã foi anunciada por Arquimedes na terça-feira 2, em reunião fechada com o novo secretariado da cidade.
Procurado pelo ATUAL7 sobre a indicação de Analídia para o controle da pasta, o secretário municipal de Comunicação, Samuel Bastos, informou que o setor só responde por questões relacionadas à administração dos secretários, e que o perfil individual de cada um é manifestado apenas pelos próprios. Bastos, contudo, não forneceu qualquer contato da secretária.
“Estou em Coelho Neto e ela em Afonso Cunha. Só retornarei para lá amanhã. Também não tenho autorização para repassar [o contato]”, declarou.
Pela prática nepotista e violação aos princípios administrativos da moralidade e da impessoalidade, assim como Dutra e Magno, Arquimedes Bacelar também deve ser alvo de uma ação civil pública, por ato de improbidade administrativa, proposta pelo Ministério Público do Maranhão.
No município de Rosário, a prefeita Irlahi também pós a irmã na secretaria de finanças e outra na procuradoria do município.
Pode pesquisar no ROSÁRIO EM FOCO
Agora mesmo! Obrigado pela indicação.
Prezado amigo, você tem uma responsabilidade muito grande através dos meios de comunicações, estou a sua disposição para qualquer esclarecimento na secretaria municipal de Afonso Cunha. Peço-lhe que consulte um advogado antes de colocar qualquer noticia por que em Afonso cunha não tem nenhuma irregularidade em minha contratação.
Cara Analídia, peço que consulte o secretário de Comunicação da prefeitura que seu irmão administra. Sem outra qualificação senão a de formada em Ciências Políticas, há clara violação à SV 13 do STF. Passe bem!
Eu imagino só o senhor Arquimedes como prefeito de uma cidade.
E essa Ana Lídia então nem se fala. Tudo cobra criada.
Pingback: Atual7
Pingback: Atual7