A crise econômica e financeira que atinge o país parece estar passando ao largo de Estreito, município localizado a 750 quilômetros de São Luís.
Comandada pelo prefeito Cicero Neco Morais, o Cicin (PMDB), a prefeitura da cidade abriu licitação para gastos de até R$ 464 mil com agenciamento de viagens. A licitação, do tipo Menor Preço Global, ainda está em andamento, tendo já sido realizada a abertura do Pregão Presencial desde o dia 26 de janeiro último.
Baixe o edital para contratação de agências de viagens
No Portal de Transparência da Prefeitura Municipal de Estreito, que o Tribunal de Contas do Estado (TCE) do Maranhão estranhamente classifica na avaliação da transparência dos jurisdicionados como regular, não há qualquer informação sobre quais empresas participaram do processo licitatório, agência de viagens declarada vencedora, redução considerável do valor estimado ou pedidos de impugnação.
O ATUAL7 tentou ouvir o prefeito da cidade, mas no site institucional do Município não há qualquer e-mail de contato e o telefone informado não atende as ligações efetuadas desde a segunda-feira 6.
Pelo valor que será pago por Cicin, entre os serviços solicitados estão: a emissão, reserva, marcação, remarcação e cancelamento de passagem área nacionais, de interesse de diversas secretarias municipais.
Todo o dinheiro, segundo o edital, tem como origem destinações orçamentárias vigentes para o exercício de 2017, inclusive verbas de fins específicos, como o Fundo Municipal de Saúde (FMS), Preservação do Patrimônio Histórico e Cultural e a Quota Salário Educação (QSE).