Dino escanteia Sarney: ‘melhor saída para a crise é Lula e FHC numa mesa’
Política

Dino escanteia Sarney: ‘melhor saída para a crise é Lula e FHC numa mesa’

Governador do Maranhão defende que petista e tucano são as “únicas lideranças nacionais”. Ele sugere que esquerda participe de provável eleição indireta

O governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), aproveitou uma entrevista à rede BBC Brasil — provavelmente montada pela Informe — para alfinetar o ex-senador José Sarney (PMDB-AP), sem desafeto político.

Diante da possibilidade de queda do presidente Michel Temer e da profunda perda de credibilidade do sistema político, o comunista defendeu que a melhor solução para a crise é uma saída negociada pelos ex-presidentes Fernando Henrique Cardoso e Luiz Inácio Lula da Silva, segundo ele as “duas únicas lideranças nacionais”.

“O único caminho que enxergo para a política é um acordo PT-PSDB, Lula e Fernando Henrique numa mesa. Neste momento de muita precarização da política, uma conversa direta seria um fato altamente positivo, uma mensagem importante de busca de recomposição da institucionalidade”, defende Dino — confira a entrevista completa.

A entrevista do governador, curiosamente, surgiu logo após a divulgação de articulações de Sarney, FHC e Lula para a substituição de Temer. No caso se Sarney, a importância do cacique se dá por ele representar uma das três principais forças políticas do país: PMDB, PSDB e PT.

Sabedor da força do peemedebista, Flávio Dino aproveitou, então, para aparecer e medir forças com Sarney nacionalmente, como se fosse uma referência política.

Ainda na entrevista, o governador do Maranhão defende a realização de eleições diretas antecipadas, mas faz a ressalva que o cenário mais provável com a iminente queda de Temer é a eleição indireta do novo presidente pelo Congresso. O comunista chega, inclusive, a sugerir que a esquerda participe da eleição indireta, negociando a suspensão das reformas trabalhista e previdenciária até a eleição de 2018, para que as urnas decidam se apoiam essas propostas.



Comente esta reportagem