Grupo Sarney lança Zequinha ao Senado e busca candidato forte ao governo
Política

Grupo Sarney lança Zequinha ao Senado e busca candidato forte ao governo

Com favoritismo absoluto de Flávio Dino, clã teme que tradição do eleitor maranhense de votar na chapa majoritária completa deixe Sarney Filho sem mandato

O grupo Sarney se prepara para lançar, no início da noite desta sexta-feira 2, em evento fechado para convidados, a pré-candidatura do ministro de Meio Ambiente, Sarney Filho (PV), ao Senado Federal. O movimento marca o fim da queda de braço pela vaga entre Zequinha, como é mais conhecido o ministro, e a ex-governadora Roseana Sarney (PMDB).

Contudo, para a festa do clã ser completa, resta ainda encontrar um candidato forte ao Palácio dos Leões.

Pela tradição, os eleitores maranhenses estão acostumados a votar na chapa majoritária completa, isto é, nos candidatos a governador e a senador do mesmo grupo. Neste caso, avalia o clã, sem um nome competitivo para disputar o Executivo contra o governador Flávio Dino (PCdoB), ainda que se tenha certeza de que esse nome não será eleito, Sarney Filho pode ficar sem mandato.

Nas eleições de 2014, por exemplo, esse foi o principal fator que levou Roseana a não entrar na disputa pela única vaga disponível ao Senado daquele pleito.

Como o então candidato Luis Fernando Silva (atualmente PSDB) e o posterior candidato Lobão Filho (PMDB) não tinham qualquer chance de ameaçar a vitória certa do comunista, disputar o Senado seria certeza de derrota para a peemedebista. Coube então ao ex-ministro do Turismo, Gastão Vieira (agora no PROS), que teria sido reeleito deputado federal com tranquilidade, se arriscar na missão. Porém, assim como aconteceria com Roseana, Gastão foi derrotado pelo candidato da chapa de Dino, Roberto Rocha (PSB).

Até agora, apesar de estudar outras possibilidades, dentre os nomes mais discutidos pelo clã Sarney para entrar na disputa pelo governo estão o da própria Roseana e do senador João Alberto Souza (PMDB). Ambos sabem que, apesar de todo o desgaste do governador do Maranhão, a inércia e covardia do próprio grupo, seja por benefícios adquiridos nos bastidores por meio do Palácio dos Leões ou por medo de auditorias que apontam para iminentes prisões, elevou Flávio Dino ao favoritismo absoluto na disputa de 2018. Para não ser ainda mais enfraquecido no Maranhão nas eleições do ano que vem, o foco os sarneysistas é eleger ao menos um senador. Sendo João Alberto o escolhido para o sacrifício, Roseana será candidata a deputada federal ou, mais provavelmente, a estadual.

Apesar de que a eventual candidatura de Roseana ou João Alberto ao governo seja apenas para dar musculatura à candidatura de Sarney Filho ao Senado, o grupo ainda tem esperanças de Dino ter as chances de vitória diminuídas numa possível aceitação pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) para que o comunista seja oficialmente investigado pela Procuradoria-Geral da República (PGR) no âmbito da Lava Jato.

Se isso ocorrer, além de ser mergulhado no mar do maior esquema de corrupção já desbaratado no país, Flávio Dino pode ser alvo de diligências da Polícia Federal e até mesmo ser preso ou afastado do mandato.



Comente esta reportagem