Projeto de Zé Inácio põe à prova esquerdismo de Flávio Dino
Política

Projeto de Zé Inácio põe à prova esquerdismo de Flávio Dino

Governador tem 15 dias para decidir se sanciona ou veta projeto que prevê a contratação de vigilância armada para atuar 24 horas por dia nas agências bancárias

O governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), tem o prazo de quinze dias, contados desde o último dia 30, para provar se confirma a sua permanência na ideologia esquerdista ou se adere ao capitalismo por meio de apoio a um de seus principais símbolos: o lucro dos bancos.

Durante esse decurso, Dino terá de decidir se sanciona ou veta projeto de lei do deputado estadual Zé Inácio (PT), já aprovado pela Assembleia Legislativa, que prevê a contratação de vigilância armada para atuar 24 horas por dia nas agências bancárias públicas e privadas do Maranhão, inclusive em finais de semana e feriados.

Por onde já foi sancionada, a proposta tem enfrentado forte pressão da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), contrária à criação de novas despesas com agentes de segurança nas unidades bancárias do país, embora o setor tenha lucrado, apenas nos primeiro trimestre de 2017, quase R$ 15 bilhões.

Do outro lado, o esquerdo, estão os representantes e filiados ao Sindicato dos Vigilantes do Maranhão, que defendem a relevância da proposta sob a justificativa de que ela prima pela segurança da população e garante postos de trabalho à categoria — independente do perigo que representa um vigilante com um 38 contra um bando altamente armado com metralhadoras e dinamite.

Posto à prova, Flávio Dino tem como saída apenas sancionar ou vetar o projeto de lei. Fazer de conta que a matéria não existe e deixar passar o prazo para que ela volte para a Assembleia Legislativa e seja promulgada pelo presidente da Casa, deputado Humberto Coutinho (PDT), será encarado como adesão do governador do Maranhão ao discurso dos banqueiros.



Comente esta reportagem