Réu em mais de 30 processos por malversação de dinheiro público, o presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado Humberto Coutinho (PDT), teve uma das denúncias contra ele prescrita por conta de sua idade, superior a 70 anos. Conforme a legislação em vigor no Brasil, o prazo de prescrição para réus que completam 70 anos conta pela metade.
A decisão é do dia 14 de junho último, e foi tomada pelo Pleno do TJ-MA, nos termos do voto do relator do processo, desembargador Vicente de Paula — o mesmo do processo criminal contra o secretário estadual de Comunicação, Márcio Jerry.
Segundo os autos, Coutinho respondia por crime de responsabilidade em ação movida pelo Ministério Público, que o acusou de haver utilizado, em benefício próprio ou alheio, quase metade da frota de veículos adquiridos pelo erário para a utilização no Programa Saúde da Família (PSF), à época em que o pedetista era prefeito do município de Caxias.
O prazo de prescrição para esse tipo de delito é de oito anos, a contar a partir da data em que os fatos ocorreram. Contudo, quando o réu completa 70 anos, o prazo é reduzido pela metade. De acordo com a denúncia do MP-MA, o crime teria ocorrido em 2009. Neste caso, quando Humberto Coutinho completou 70 anos, as acusações dessa prática de crime contra ele passaram a prescrever em 2013.
“Declarada a extinção da punibilidade dos crimes imputados ao denunciado, nos termos do art. 109, IV c/c art. 111, I, e art. 115, todos do CP e art. 61, caput,do CPP, tendo em vista a ocorrência da prescrição da pretensão punitiva estatal”, diz trecho da decisão.
Em razão da lentidão do próprio Parquet em denunciar, e do Judiciário maranhense em aceitar a denúncia e julgá-la, outros processos contra Coutinho também devem ser declarados prescrevidos, por conta da idade avançada do chefe do Poder Legislativo estadual.
Esse aí ganhou até do falecido Lula em número de processos, só no Brasil um sujeito com esse histórico ocupa um cargo tão importante quanto a presidência da Assembléia, eu a cada repúdio as instituições brasileiras que não passa para mim nenhum nível de consciência.
Pingback: Atual7