O novo Hospital do Servidor Público Estadual, que está sendo construído anexo ao Hospital Dr. Carlos Macieira, em São Luís, e prometido pelo governador Flávio Dino (PCdoB) para ser entregue ainda em 2018, pode se chamar Hospital Dr. Humberto Coutinho. A homenagem, feita em projeto de lei de autoria do deputado estadual Stênio Rezende (DEM), seria uma forma de relembrar, segundo o democrata, “o saudoso e honroso” trabalho de Coutinho — falecido no início deste ano após uma luta de quatro anos contra um câncer no intestino — como médico e político.
Ocorre que, diferente do discurso de Rezende, o histórico de Humberto Coutinho não seria um dos melhores exemplos para justificar tal homenagem.
Em vida, Coutinho foi dono de um portentoso prontuário de acusações de desvios e malversação de dinheiro público destinado justamente para resolver problemas na área da saúde pública, especificamente no município de Caxias, onde, coronel, mantinha feudo eleitoral.
Desses processos, inclusive, por demora do Ministério Público para apresentar as denúncias ou recorrer de julgamentos, e da Justiça para dar a decisão final, a maioria começou a prescrever pouco antes de sua morte, em razão de sua já avançada idade.
É de Caxias, também, a célebre Maternidade Carmosina Coutinho, pertencente ao seu clã, e conhecida Maranhão a fora como Maternidade da Morte.
Para que se tenha uma ideia, mais de 230 bebês teriam morrido no local, apenas durante a gestão de Humberto Coutinho na prefeitura da Princesa do Sertão Maranhense. Na recente administração do sobrinho, Leonardo Coutinho (PDT), houve criança entregue aos pais até mesmo com cabeça e pescoço quebrados.
Se passar pelas comissões do Poder Legislativo e ser votado e aprovado pelo Plenário, portanto, o projeto que nomeia o novo Hospital do Servidor de Hospital Dr. Humberto Coutinho será por decisão pessoal ou qualquer outro desejo dos parlamentares da Casa, menos em razão do legado — desastroso e malfeitor — do homenageado.
MUITO CORRETA SUA POSTAGEM, ESSE CIDADÃO NÃO DEIXOU NADA DE BOM AO POVO DO NOSSO ESTADO, REPRESENTOU SIM, O MAIOR SÍMBOLO DE CORRUPÇÃO E NÃO MERECE TAL HOMENAGEM. SERIA MELHOR ESSE DEPUTADO PROCURAR O QUE FAZER E DEIXAR DE PUXAR SACO DE DEFUNTO.
Com certeza esse blog é ligado a oligarquia Sarney. Destila veneno e ódio.
Esse blog ou site perece ser apócrifo. Olhei e não vi ninguém responsável por ele. Quem escreve? Quem assina?
Além de veneno e ódio; tem uma pitada de inveja.
Saudoso, honroso? Por que não colocar o nome de alguém que deixou algum bom exemplo.Como a irmã Dulce, que se doava aos pobres sem nada a esperar
Pingback: Atual7