Eliziane Gama pode ganhar vaga vice de Flávio Dino via ‘cota’

Deputada sugeriu à Comissão da Reforma Política proposta que assegura a participação de mulheres na composição das chapas de candidatos ao Executivo

Esquecida pelos institutos e eleitores em pesquisas de intenção de votos para o Senado, ao ponto de já ter de subir em palanque do prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PDT) para tentar ser notada, a deputada federal Eliziane Gama (PPS) pode ganhar sobrevida política por meio de uma unção forçada a vice de Flávio Dino (PCdoB) na disputa pelo Palácio dos Leões em 2018.

No início desta semana, foi aprovada na Comissão da Reforma Política da Câmara dos Deputados, no texto-base do relator Vicente Cândido (PT-SP), emenda sugerida pela própria Gama e apresentada pelo líder do PPS na Casa, deputado federal Arnaldo Jordy (PA), que assegura uma especie de ‘cota’ para mulheres na composição de chapas de candidatos a presidente da República, de governador e de prefeito.

Pelo dispositivo, a mulher poderá concorrer tanto na cabeça da chapa quanto ao cargo de vice, já que o texto diz que “será assegurada a participação de ambos os gêneros” na composição eleitoral.

O relatório está ponto para ser votado.

Se aprovado, segue para apreciação do Senado Federal, e precisa ter o aval do Congresso até o início de outubro próximo, para já valer nas eleições do próximo ano.

Apesar do apagado desempenho para o Senado, Eliziane jura que a proposta não foi feita pensamento em benefício próprio. “Neste caso não, porque não tô me colocando pra vice. Nosso projeto é pro Senado”, garante, mas sem descartar a possibilidade de, valendo a ‘cota’ para 2018, entrar na disputa como vice Dino: “essa decisão vou tomar junto com o partido”.

Conforme divulgada pela própria, a parlamentar fez juramentos recentes à cúpula da Assembleia de Deus, onde congrega com a família, de que não tentará a reeleição para a Câmara e nem o retorno para a Legislativo do Maranhão. Pelo juramento, para contar com o coronelismo gospel da igreja, ela só poderá disputa o Senado ou o Executivo.


Comentários

3 respostas para “Eliziane Gama pode ganhar vaga vice de Flávio Dino via ‘cota’”

  1. Eu acredito que Eliziane irá contribuir muito ainda para nossa política.

  2. eliziane hummm sei nao hein. nao me inspira muita confianca ela

  3. […] por ela própria e apresentada pelo líder do PPS na Casa, deputado federal Arnaldo Jordy (PA), que assegura cotas para mulheres na composição de chapas de candidatos ao Executivo (presidente da República, governador e […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *