“Inevitavelmente irá acontecer”, diz Astro sobre concurso para a CMSL
Política

“Inevitavelmente irá acontecer”, diz Astro sobre concurso para a CMSL

Presidente da Câmara comentou sobre a situação complexa de quem tem 30 anos de Casa, mas terá de se submeter ao certame

O presidente da Câmara Municipal de São Luís, vereador Astro de Ogum (PR), voltou a se manifestar sobre a realização de concurso público para a Casa. Segundo o chefe do Poder Legislativo municipal, terminada as intervenções na estrutura e modernização da CMSL, a atenção será voltada agora para a realização do certame.

“O concurso público para a câmara inevitavelmente irá acontecer. Quando pensei na reestruturação e modernização desta Casa, tinha consciência de que, além das intervenções na estrutura física e da premente necessidade de aquisição de equipamentos, um dos maiores desafios seria a contratação de profissionais qualificados por meio de concurso público, uma vez que desde a sua obrigatoriedade, lá em 1988, a Casa nunca havia realizado nenhum”, declarou.

Ainda segundo Astro, o concurso deverá sair ainda durante a sua gestão, que se encerra no próximo ano.

“Desde que assumimos o comando deste parlamento, não tivemos descanso, nem mesmo nos períodos de férias e recessos, visto que as obras nas instalações físicas tiveram que ser realizadas nesses intervalos. Encontramos problemas de todas as ordens. Para solucionarmos, tivemos que trabalhar duramente, aliás, muitos ainda não estão resolvidos plenamente. Mesmo assim, chegou a hora de nos debruçarmos sobre a questão do pessoal. Temos pouco mais de um ano para o término de nossa gestão e por isso não se pode mais adiar o enfrentamento desse que sempre soube ser o maior dos desafios deste cargo”, ressaltou.

O presidente da Câmara Municipal de São Luís comentou sobre a situação complexa de servidores que prestam serviços serviços à Casa há quase 30 anos. Por força da legislação, eles terem de ser submetidos ao concurso público.

“Essa não tem como se negar ser uma questão extremamente complexa e delicada. Se de um lado tem a lei que precisa obrigatoriamente ser cumprida, do outro, tem um universo de servidores que precisam ser considerados e respeitados por todos esses anos de serviços prestados nessa Casa. Assumi esse cargo no meio de uma das maiores crises econômicas já enfrentada nesse País, com o desemprego em patamares desesperadores, como poderia ser tão insensível partindo de cara para esse ponto? Preferi ir tratando de outros aspectos enquanto aguardava sinais de recuperação da economia e aí sim poder focar nesse problema”, conclui.

De acordo com o Astro de Ogum, a equipe técnica da CMSL está debruçada em estudos para a viabilização do concurso, fazendo um minucioso levantamento a fim de detectar quantos e quais cargos serão oferecidos, bem como na elaboração do termo de referência para divulgação do edital de licitação para contratação da empresa que irá realizar certame.



Comente esta reportagem