“A Assembleia ganhou”, diz Fábio Macedo sobre nova regra da Mesa
Política

“A Assembleia ganhou”, diz Fábio Macedo sobre nova regra da Mesa

Plenário da Casa aprovou projeto que altera regras de substituição de cargos vagos no comando do Poder Legislativo

O deputado Fábio Macedo (PDT) declarou ao ATUAL7, nesta quinta-feira 7, que a aprovação da Resolução Legislativa que altera as regras de substituição de cargos vagos na Mesa Diretora da Assembleia Legislativa não pode ser traduzida como uma derrota sua na Casa.

“A decisão de alterar o Regimento foi coletiva, inclusive com minha concordância e assinatura. Não houve derrota minha, nem de ninguém. A Assembleia ganhou”, frisou.

Desde que vazou a informação de que o atual presidente da AL-MA, Humberto Coutinho (PDT), estaria prestes a renunciar para se dedicar ao tratamento contra um câncer, Macedo se articulava para ser eleito pelos colegas para o comando do Palácio Manuel Beckman.

Além do cargo tampão na Mesa, estava em jogo também a eventual permanência na Presidência da Assembleia, caso o pedetista seja reeleito em 2018.

Pelo dispositivo aprovado ontem pelo Plenário, em primeiro turno, em caso de vacância do cargo de presidente do Poder Legislativo estadual, assume definitivamente o 1º vice-presidente, sem necessidade de nova eleição. Com isso, caso se confirme a renuncia de Coutinho, o comando da Casa ficará com o deputado Othelino Neto (PCdoB), atualmente já em exercício da Presidência da Assembleia.

Aparentemente, a movimentação pode ter arrefecido o clima de guerra que estava se formando no Poder Legislativo estadual.



Comente esta reportagem