O deputado estadual Adriano Sarney (PV) fez um alerta, nesta terça-feira 5, para o que ele considerou como um golpe do governo Flávio Dino, do PCdoB, na cultura do Maranhão.
Trata-se de um projeto de lei encaminhado pelo Poder Executivo à Assembleia Legislativa estadual que, se aprovado, pode prejudicar o custeio e incentivo de importantes manifestações tradicionais como bumba meu boi, cacuriá e blocos carnavalescos, além de projetos de música, dança e teatro entre outros.
“Isto é uma afronta! O governo quer revogar o trecho da lei que trata do sistema de gestão e incentivo à cultura do Maranhão. O dispositivo vai facultar ao Executivo utilizar 100% dos recursos do Fundo Estadual de Cultura do Maranhão (Fundecma) em projetos culturais oriundos do poder público, desobrigando-o de aplicar uma parte em grupos e manifestações populares e independentes de folclore”, explicou Adriano.
Como Dino controla a maioria esmagadora dos 42 deputados da Casa, a proposta do governo teve pedido de tramitação de urgência aprovado com facilidade em plenário, com voto contrário do deputado do PV.
A articulação do Palácio, agora, é para que o texto já seja colocado em votação e aprovado já na sessão desta quarta-feira 6.
Contrário à manobra, Adriano defende que projeto, pelo menos, seja primeiramente discutido de forma ampla com todo o setor cultural maranhense, tendo em vista que o Palácio dos Leões vem utilizando recursos públicos para pagar apresentações de cantores e artistas de outros estados, alguns, inclusive, membros do partido de Flávio Dino, o PCdoB, a exemplo da festa de Réveillon deste ano, conforme divulgação do próprio governo.
Deixe um comentário