PCdoB oficializa Manuela D’Ávila como candidata à Presidência da República
Política

PCdoB oficializa Manuela D’Ávila como candidata à Presidência da República

Ela é o primeiro nome do partido a ser lançado ao Palácio do Planalto, desde a redemocratização. Nas últimas sete eleições presidenciais, comunistas integraram coligação encabeçada pelo PT

O Partido Comunista do Brasil (PCdoB) oficializou, nesta quarta-feira 1º, a deputada estadual pelo Rio Grande do Sul Manuela D'Ávila como candidata à Presidência da República. A convenção foi realizada na Câmara dos Deputados, em Brasília, e contou com a presença do governador Flávio Dino.

Durante a oficialização da sua candidatura, Manuela deixou em aberto a possibilidade de ainda desistir de concorrer para integrar, como vice, a chapa de outro candidato.

O nome dela é tido como um dos possíveis para ser a vice do pré-candidato do PT, Luiz Inácio Lula da Silva. Em recente entrevista à Folha de S.Paulo, porém, Dino, que é um dos principais quadros do PCdoB, defendeu o abandono de Lula pelos partidos de esquerda, em prol do apoio à candidatura de Ciro Gomes (PDT).

“Nós nunca fomos e nunca seremos óbice para a união do nosso campo político. (...) Sou candidata porque defendo a unidade da esquerda até o último dia”,  afirmou Manuela à plateia, formada majoritariamente por militantes da sigla.

Ela será a primeira candidata própria do Partido Comunista do Brasil ao Palácio do Planalto, desde a redemocratização do país, em 1985.

Nas últimas sete eleições presidenciais, desde 1989, o PCdoB integrou a coligação encabeçada pelo PT e apoiou como candidatos os petistas Lula e Dilma Rousseff.



Comente esta reportagem