Sarney Filho confirma apoios e avança em candidatura ao Senado
Política

Sarney Filho confirma apoios e avança em candidatura ao Senado

Ao lado de eleitores e aliados, candidato visitou diversas cidades do Maranhão nas ultimas semanas. Ele teve seu nome confirmado pelo Diap no ranking da elite parlamentar do país

O deputado federal Sarney Filho (PV) tem recebido e confirmado o apoio de admiradores, populares, lideranças políticas e comunitárias, empresários, prefeitos e vereadores em diversas regiões do Maranhão, avançando em sua candidatura ao Senado.

Nas últimas semanas, ao lado de eleitores e aliados, ele visitou as cidades de Santa Inês, Pindaré-Mirim, Codó, Chapadinha, São João do Paraíso, Coroatá, Barra do Corda e Matões, onde participou de caminhadas e carreatas, e em São Luís, onde se reuniu com representantes de entidades locais, vereadores e com líderes e produtores agrícolas no Cinturão Verde, que fica na Zona Rural da capital.

Além da experiência e da ficha limpa, que lhe garantem respeito e legitimidade para o Senado, o candidato do PV teve seu nome confirmado no ranking da elite parlamentar do Brasil, nessa segunda-feira 17, pelo Diap (Departamento Intersindical de Assessoria Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar). Um dos mais respeitados do país, o levantamento aponta anualmente os 100 cabeças do Congresso Nacional — deputados e  senadores com capacidade de liderar e influenciar no processo decisório nas duas Casas legislativas.

Parlamentares do baixo clero, por não conseguirem se diferenciar dos demais no trabalho legislativo, e que não extrapolam a esfera de decisão dentro Congresso Nacional e não alcançam a sociedade, nem as organizações e os demais poderes interessados na formulação e conclusão de propostas, não entram na lista. Apenas aqueles com excelente trânsito nas diversas correntes políticas, cuja facilidade de interpretar o pensamento da maioria os credencia a ordenar e criar as condições para o consenso na aprovação de medidas.

Entre 2011 a 2015, Sarney Filho se manteve como único representante maranhense incluído entre os 100 parlamentares mais influentes do Congresso, voltando a ser inserido novamente na lista este ano. Como o estudo inclui apenas a elite parlamentar que esteve no efetivo exercício do mandato no período de avaliação, isto é, entre fevereiro e julho de cada ano, em 2016 e 2017, segundo o Diap, ele não apareceu no ranking, mesmo influente, em razão de estar licenciado do mandato para chefiar o Ministério do Meio Ambiente.



Comente esta reportagem