O senador Roberto Rocha (PSDB-MA), corregedor do Senado Federal, deu início às investigações sobre os 82 votos encontrados na urna durante votação para a escolha do presidente da Casa, que tem apenas 81 parlamentares, no último sábado 2. Além do voto a mais, duas cédulas estavam fora dos envelopes. A votação foi anulada, e Alcolumbre foi eleito em um segundo pleito.
Segundo o tucano, que recebeu ofício enviado por Alcolumbre para que sejam tomadas as providências, imagens do dia da votação já foram solicitadas, para que sejam analisadas e descoberto quem depositou os dois votos na urna.
“Eu já estou me adiantando, pedindo as imagens à TV Senado e para todas as emissoras de televisão do país que estavam aqui, para que ajudem a esclarecer esse episódio lamentável”, declarou.
A Corregedoria Parlamentar é o órgão responsável no Senado por promover a manutenção do decoro, da ordem e da disciplina, incluindo questões referentes à segurança interna e externa da instituição.
Pelas regras da Casa, caso seja confirmado a prática de tentativa de fraude, e identificado o autor, o corregedor deve determinar o registro e instauração de inquérito.
Concluída a investigação, o corregedor, atualmente Roberto Rocha, encaminhará o caso à Comissão de Ética e Decoro Parlamentar, se a apuração confirmar o descumprimento do Código de Ética.
Deixe um comentário