O governador Flávio Dino (PCdoB) defendeu, nesta terça-feira 30, a necessidade de garantir contrapartidas sociais em projeto que permite a exploração comercial do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), visando benefícios concretos para a população do estado.
A declaração foi dada durante a abertura do painel “Alcântara, Quilombos e Base Espacial”, organizado pelo Governo do Maranhão, que reuniu ainda líderes das comunidades tradicionais do município, membros da Aeronáutica, antropólogos, além dos poderes Judiciário e Legislativo estadual.
Segundo o governo, o evento teve como objetivo auxiliar as comunidades a formular uma pauta única de contrapartidas sociais, para ser apresentada junto à bancada federal e ao governo de Jair Bolsonaro (PSL).
Em março, o presidente da República firmou acordo de cooperação científica e tecnológica com os Estados Unidos da América (EUA), que inclui a utilização da base maranhense.
“É hora de quitação de passivos sociais. Queremos, com cautela, que o processo avance, mas garantindo que possamos extrair produtos e frutos para o nosso estado, para a nossa população”, afirmou Flávio Dino, durante o evento.
“Precisamos definir agora os avanços sociais e contrapartidas que queremos no acordo, defendendo a lógica de desenvolvimento social para todos, em especial as populações tradicionais de Alcântara”, completou.
Deixe um comentário