Falha no Portal da Transparência impede acompanhamento de gastos da gestão Dino
Política

Falha no Portal da Transparência impede acompanhamento de gastos da gestão Dino

Detalhamento de despesas não está carregando. Governo vem descumprido legislação desde o início do ano

Uma falha no Portal da Transparência do Governo do Maranhão impossibilita ao cidadão acompanhar como e para onde a gestão de Flávio Dino (PCdoB), neste segundo mandato à frente do Palácio dos Leões, tem destinado o dinheiro dos cofres públicos.

Segundo consulta do ATUAL7 no site orçamentário, realizada entre a manhã de sábado 1º e a manhã deste domingo 2, nenhuma das páginas que deveriam mostrar o detalhamento dos gastos por função e por natureza completa o carregamento. “Nada encontrado”, diz mensagem no Portal da Transparência.

Os dados são mostrados apenas até as despesas por órgão ou secretaria, permanecendo ocultos, pela falha, quem recebeu os pagamentos e quais foram os tipos de serviços prestados ou produtos fornecidos.

Desde o início do segundo mandato, em janeiro deste ano, Dino vem deixando de cumprir a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) e a Lei da Transparência, apesar de haver criado, ainda no primeiro mandato, uma pasta específica para executar esse tipo de ação, atualmente comandada por Lilian Guimarães, mulher do procurador da República no Maranhão, Juraci Guimarães Júnior.

Após confrontado pelo ATUAL7, que definiu as despesas do Palácio dos Leões como uma das prioridades nas investigações jornalísticas, algumas irregularidades chegaram a ser corrigidas pelo governo, mas a falta de transparência, com cinco meses de novo mandato de Flávio Dino, ainda permanece.



Comente esta reportagem