Pró-reforma da Previdência mesmo no PDT, Gil Cutrim comemora corte na Selic
Política

Pró-reforma da Previdência mesmo no PDT, Gil Cutrim comemora corte na Selic

Deputado maranhense e outros sete pedetistas poderão ser expulsos da legenda por voto a favor da reforma na Câmara. Taxa básica de juros no governo Bolsonaro está no nível mais baixo da história

Alvo de processo disciplinar e com as atividades partidárias suspensas pela alta cúpula do PDT (Partido Democrático Trabalhista), o deputado federal Gil Cutrim ignorou a ameaça de que pode ser expulso da legenda e usou o Twitter para comemorar o anúncio feito pelo Banco Central, nesta quarta-feira 31, sobre o primeiro corte na taxa básica de juros no governo Jair Bolsonaro (PSL).

“Em meio a turbulências, o Copom cortou a taxa Selic para 6% ao ano, menor patamar da série histórica. São sinais positivos da nossa tão desejada recuperação econômica. Precisamos de boas vibrações e de muito trabalho pela frente!”, postou.

Conforme a comemoração do parlamentar, em decisão unânime do Copom (Comitê de Política Monetária), a taxa Selic (Sistema Especial de Liquidação e de Custódia) caiu de 6,5% para 6% ao ano, menor patamar desde que a taxa passou a ser utilizada como instrumento de política monetária, em 1999. A medida é a primeira de uma série de reduções que, enfatiza o Banco Central, dependerão do andamento da reforma da Previdência, e de outras reformas na área econômica.

Gil Cutrim, no caso, juntamente com outros sete colegas da bancada pedetista na Câmara, contrariaram a orientação do PDT e votaram pela aprovação da reforma da Previdência de Bolsonaro na primeira etapa de tramitação da matéria na Casa.

À época do anúncio da decisão do partido, o deputado maranhense declarou estar de consciência limpa.

“Acato essa decisão temporária do PDT com a consciência limpa. Só me posicionarei após o parecer do Conselho de Ética, que deve sair em um prazo de dois meses. Durante esse tempo, vamos continuar o nosso trabalho e projetando o melhor para os assuntos legislativos do País. Nossa vida não para!”, disse.

Dos 379 votos a favor da reforma da Previdência na Câmara, 14 foram da bancada federal do Maranhão.

Além de Gil Cutrim, os outros votos foram dos deputados Aluísio Mendes (Pode), André Fufuca (PP), Cléber Verde (PRB), Edilázio Júnior (PSD), Gastão Vieira (PROS), Hildo Rocha (MDB), João Marcelo Souza (MDB), Josimar Maranhãozinho (PL), Júnior Lourenço (PL), Juscelino Filho (DEM), Marreca Filho (Patri), Pastor Gildenemyr (PL) e Pedro Lucas Fernandes (PTB).

Os deputados Bira do Pindaré (PSB), Eduardo Braide (PMN), Márcio Jerry (PCdoB) e Zé Carlos (PT) votaram contra a aprovação da reforma da Previdência.



Comente esta reportagem