Relator da PEC sobre adiamento de eleições, Weverton avalia voto opcional a partir dos 60 anos
Política

Relator da PEC sobre adiamento de eleições, Weverton avalia voto opcional a partir dos 60 anos

Se mudança for aprovada, 16,07% do eleitorado maranhense poderá optar por votar ou não nas próximas eleições

Relator da PEC (Proposta de Emenda à Constituição) para adiar as eleições de outubro para novembro ou dezembro deste ano em razão da pandemia do novo coronavírus, o senador maranhense Weverton Rocha (PDT) avalia aumentar a parcela do eleitorado que não é obrigada a sair de casa para votar.

Em entrevista ao Estadão/Broadcast, nesse sábado 20, o pedetista disse que uma das possibilidades é tornar a votação facultativa para quem tiver mais de 60 anos, considerado grupo de risco para a Covid-19 —que já matou 50.058 pessoas no Brasil, 1.684 apenas no Maranhão.

“As possibilidades são várias. Uma delas é deixar facultativo pelo menos a partir de 60 anos. Esse eleitor de 60 a 69 anos representa 11% do eleitorado, é uma fatia considerável. Vou conversar com os presidentes de partidos porque isso é também uma decisão política”, afirmou Weverton.

Segundo o senador, no entanto, é preciso cuidado para a medida não causar um alto índice de abstenção.

“A democracia ainda precisa muito ser estimulada e precisamos ter cuidado para isso não ser um precedente e abrir uma porteira para você desestimular o pleito”, ressaltou.

A votação da PEC pelo Senado, em primeiro turno, está marcada para iniciar na próxima terça-feira 23. Depois, segue para votação em dois turnos na Câmara, antes de ser promulgada pelo Congresso.

De acordo com dados do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), relativos ao mês de maio último, há 29,7 milhões de eleitores acima de 60 anos no Brasil, cerca de 20% do eleitorado.

No Maranhão, estado que elegeu Weverton Rocha senador, ainda segundo o TSE, 751,4 mil eleitores têm mais de 60 anos, o que representa 16,07% do eleitorado maranhense —que poderá optar por votar ou não nas próximas eleições, caso essa mudança seja aprovada.



Comentários 1

  1. Pingback: Atual7

Comente esta reportagem