Empresário de radiodifusão, Joaquim Haickel é anunciado por Eduardo Braide para a Comunicação de São Luís
Política

Empresário de radiodifusão, Joaquim Haickel é anunciado por Eduardo Braide para a Comunicação de São Luís

Ex-sócio de Fernando Sarney garantiu ao ATUAL7 que emissoras que ele controla não receberão dinheiro da prefeitura

O empresário do setor de radiodifusão Joaquim Nagib Haickel foi anunciado pelo prefeito eleito de São Luís, Eduardo Braide (Podemos), nesta terça-feira 29, para o comando da Secom (Secretaria Municipal de Comunicação). Apesar das diversas sociedades empresariais, que fundou com seu ex-sócio Fernando Sarney, não serem em São Luís, Braide omitiu essa informação e o destacou apenas como advogado, escritor e cineasta.

Embora o anúncio tenha sido feito por Braide somente hoje, o convite foi feito desde a semana passada, para que Haickel abrisse mão da decisão, reafirmada no início de dezembro, de não mais participar diretamente da política. Inicialmente, ele recusou, mas acabou aceitando após insistência. Amigo do prefeito eleito, ele já atuava, indiretamente, como seu conselheiro político.

Próximo da capital, e por isso passível de veiculação de propagandas da administração pública de São Luís, embora não registradas em seu próprio nome, Joaquim Haickel controla as emissoras Rádio Mais FM 99,9, em São José de Ribamar, e Rádio 92,3, em Paço do Lumiar. Sobre eventual conflito de interesses porque estará dos dois lados do balcão, adiantou em contato com o ATUAL7 que “as razões sociais dessas duas empresas não receberão nenhum centavo da prefeitura [de São Luís]”.

Na campanha eleitoral, Haickel atuou como espécie de pitbull de Braide nas redes sociais e em artigos publicados na internet, com ataques a adversários do então candidato ao Palácio de La Ravardière e, principalmente, à imprensa. Sobre o inquérito da Polícia Federal que investiga o prefeito eleito por fatos relacionados à época em que ele exercia o mandato de deputado estadual, já confirmado como verdadeiro pelo MPF (Ministério Público Federal), classificou sempre as publicações a respeito como fake news.

Com a indicação para o cargo, porém, promete mudar de postura. “A gente estava no meio de uma campanha”, justificou sobre o comportamento beligerante dos últimos meses.

Até o anúncio feito por Eduardo Braide, Joaquim Haickel ainda não havia se reunido com a equipe de transição para tomar conhecimento sobre a situação da Secom. No cargo, ele será auxiliado, operacionalmente, pelo jornalista Igor Almeida, que faz a assessoria de imprensa de Eduardo Braide desde seu último mandato na Assembleia Legislativa.



Comente esta reportagem