Aliado de Eduardo Braide, Osmar Filho é reeleito presidente da Câmara de São Luís
Política

Aliado de Eduardo Braide, Osmar Filho é reeleito presidente da Câmara de São Luís

Movimentação que garantiu a recondução do pedetista ao comando do Palácio Pedro Neiva de Santana teve início logo após o primeiro turno

O vereador Osmar Filho (PDT) foi reeleito presidente da Câmara Municipal de São Luís, nesta sexta-feira 1º, em cerimônia que empossou oficialmente 31 parlamentares para o exercício no quadriênio de 2021-2024. Aliado do novo prefeito da capital, Eduardo Braide (Podemos), ele foi reconduzido após formação de chapa única para a Mesa Diretora da Casa, que recebeu votação unânime, e conduzirá os trabalhos do Palácio Pedro Neiva de Santana, sede do Poder Legislativo municipal, pelos próximos dois anos.

A movimentação que garantiu a reeleição do pedetista começou logo após o primeiro turno das eleições de 2020, quando o PDT local, comandado no Maranhão pelo senador Weverton Rocha, declarou apoio a Braide contra Duarte Júnior (Republicanos). Em troca, Eduardo Braide garantiu que não criaria disputa pelo controle do Parlamento, e o apoiaria por meio de sua bancada de vereadores eleitos. Diante da iminência de que Osmar levaria a maioria esmagadora dos votos dos colegas, o vereador Paulo Victor (PCdoB), que trabalhava nos bastidores para concorrer à presidência da CMSL, recuou e declarou apoio ao pedetista.

Natural de São Luís, Osmar Filho tem 34 anos, e foi eleito vereador da capital, pela primeira vez, em 2008, pelo PTC. Nas eleições de 2012, disputando pelo então PMDB, ficou na suplência, tendo sido novamente eleito em 2016 e reeleito em 2020, sendo o mais votado no pleito, com 7.447 votos computados.

O presidência da Câmara tem o papel de comandar o Legislativo municipal, nas questões administrativas da Casa, como nomear e exonera servidores, conceder gratificações e efetuar a contratação e pagamento de serviços terceirados. Tem também autoridade para colocar projetos na pauta de votação nas sessões, promulgar resoluções, decretos legislativos e leis que tenham sido aprovadas pela Casa, mas não sancionadas dentro do prazo legal pelo prefeito da cidade.

Abaixo, a Mesa Diretora da Câmara Municipal de São Luís, pelo biênio 2021-2022:

Osmar Filho (PDT) – Presidente
Gutemberg Araújo (PSC) – 1º Vice-presidente
Paulo Victor (PCdoB) – 2º Vice-presidente
Thyago Freitas (DC) – 3º Vice-presidente
Octávio Soeiro (Podemos) – 1º Secretário
Aldir Júnior (PL) – 2º Secretário
Ribeiro Neto (PMN) – 3º Secretário
Karla Sarney (PSD) – 4º Secretária
Rosana da Saúde (Republicanos) – 5º Secretária

★★★

Foto: Leonardo Mendonça



Comente esta reportagem