Maioria da bancada do MA declara voto em Arthur Lira para presidência da Câmara
Política

Maioria da bancada do MA declara voto em Arthur Lira para presidência da Câmara

Sete dos 11 parlamentares maranhenses em Brasília que abriram voto ao ATUAL7 apostam no candidato do Centrão e do presidente Jair Bolsonaro

Às vésperas da eleição que definirá o próximo presidente da Câmara dos Deputados, a maioria dos parlamentares da bancada maranhense já tem voto definido.

Dos 18 deputados federais do estado, 11 declararam abertamente ao ATUAL7 em quem vão votar, sete deles em Arthur Lira (PP-AL), candidato do Centrão e apoiado por Jair Bolsonaro (sem partido). Já Baleia Rossi (MDB-SP), apoiado por Rodrigo Maia (DEM-RJ) e por um grupo de partidos que inclui siglas da oposição ao presidente da República, tem o voto declarado de apenas quatro parlamentares federais do Maranhão.

Declararam que vão votar em Lira os deputados Aluísio Mendes (PSC), André Fufuca (PP), Cléber Verde (Republicanos), Edilázio Júnior (PSD), Gil Cutrim (PDT), Pedro Lucas Fernandes (PTB) e Pastor Gil (PL).

Em Rossi, declararam voto Bira do Pindaré (PSB), Hildo Rocha (MDB), João Marcelo Souza (MDB) e Márcio Jerry (PCdoB), que retornará à Câmara apenas para a votação.

Júnior Lourenço (PL), Juscelino Filho (DEM), Marreca Filho (Patriotas), Josimar Maranhãozinho (PL) e Josivaldo JP (Podemos) não retornaram a tentativa de contato.

Os deputados Zé Carlos (PT) e Rubens Pereira Júnior (PCdoB), que também precisa deixar o cargo que ocupa no Governo do Maranhão e reassumir o mandato para poder votar, estranhamente, embora pertencentes a partidos de esquerda, não quiseram declarar o voto, sob a alegação de que é secreto.

Embora não tenham retornado o contato, pela declaração de voto do Pastor Gil, por fidelidade, também devem votar em Arthur Lira os deputados Júnior Lourenço (PL), Marreca Filho (Patriotas) e Josimar Maranhãozinho (PL). Isto porque todos são liderados por Maranhãozinho, controlador de própria bancadinha federal maranhense. Com isso, o candidato apoiado por Jair Bolsonaro deve ter mais da metade dos votos da bancada do Maranhão em Brasília.

Embora aliados, o governador Flávio Dino (PCdoB) e o vice-governador Carlos Brandão (Republicanos) estão em campos diferentes em relação à disputa pela presidência da Câmara dos Deputados, com Brandão, que recebeu Lira no Palácio dos Leões, levando vantagem sobre o comunista. Dino, quando voltou de férias, recebeu Rossi.

A eleição para a Câmara acontece no dia 1º de fevereiro, presencialmente, e o vencedor terá de somar ao menos 257 votos. Como a votação é secreta, apesar das declarações abertas, até o momento da urna, os parlamentares podem votar diferente, inclusive contrariando a orientações dos partidos, como caminha para acontecer, principalmente, com o DEM de Juscelino Filho.

Também concorrem os deputados federais Alexandre Frota (PSDB-SP), André Janones (Avante-MG), Capitão Augusto (PL-SP), Fábio Ramalho (MDB-MG), General Peternelli (PSL-SP), Luiza Erundina (PSOL-SP) e Marcel Van Hattem (Novo-RS).



Comentários 1

  1. Helena

    Dado a folha corrida de Arthur Lira, os deputados que optaram por votar nele é porque se identificam com o caráter dele, ou melhor, os interesses do Brasil e da sociedade que os elegem está em último plano, hoje não há gov. Federal o que temos é um irresponsável brincando de ser presidente e um congresso composto por pessoas de moral duvidosa e que estão mais preocupados com os dígitos de suas contas bancárias do que com a nação. Triste Brasil, triste Maranhão.

Comente esta reportagem