Roberto Rocha diz que vontade pessoal é renovar mandato no Senado
Política

Roberto Rocha diz que vontade pessoal é renovar mandato no Senado

Senador maranhense ainda vai aguardar a conjuntura de 2022 para bater o martelo

Ventilado como possível postulante ao Palácio dos Leões em 2022, o senador Roberto Rocha (PSDB) afirmou ao ATUAL7 que deseja renovar o mandato na Câmara Alta, em Brasília. Segundo o tucano, porém, o fechamento da questão depende da conjuntura política no próximo ano. Com boa articulação no Palácio do Planalto, ele é um dos principais aliados do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) em nível estadual e nacional.

“Normalmente, candidatura majoritária é fruto das circunstâncias políticas. Minha vontade pessoal é renovar o mandato de senador, que, modéstia à parte, tem sido muito útil ao Maranhão. Contudo, eleição de senador, especialmente no Norte/Nordeste, é na conjuntura de governador. E este, na conjuntura de presidente da República. Portanto, é preciso aguardar para saber como estará a conjuntura”, declarou.

Rocha foi eleito ao Senado Federal em 2014, então pelo PSB, na mesma chapa de Flávio Dino (PCdoB) ao governo do Maranhão. Cerca de um ano depois, após ser traído e ter tomado espaços no Executivo estadual pelo comunista, deixou o grupo e passou a atuar em oposição a Dino. Em 2018, ele disputou o governo, mas foi derrotado pelo ex-aliado, que foi reeleito.

Segundo o senador maranhense, embora ele possa novamente concorrer ao Palácio dos Leões, já não seria com o mesmo entusiasmo.

“Claro que posso disputar o governo do estado. Mas, não nego, já tive muito mais apetite. Flávio Dino está quebrando o Estado. Já milito na política do Maranhão há 30 anos, e nunca tinha visto um governador aumentar imposto como Flávio Dino. As consequências são terríveis”, disse.

“Primeiro, acabou a capacidade de investimento. Só restou dois caminhos para investir: empréstimo e aumento de impostos. Depois, acabou a capacidade de endividamento. Não consegue mais pegar dinheiro emprestado, por isso só aumenta impostos. Paralelo a isso aumentou muito o gasto público. Essa é a melhor receita para quebrar um Estado. É muita falta de sorte do Maranhão. Chegou o ‘gênio’, falando na campanha em choque de capitalismo e revolução burguesa, e depois, no governo, implantou o comunismo. Só aumenta a arrecadação tributária se aumentar o crescimento econômico. É só há crescimento econômico se houver investimento privado. Quem tem coragem de investir no Maranhão?”, provocou.

Sobre conversas com lideranças partidárias por 2022, Roberto Rocha afirma que, diferentemente do campo dinista –onde o senador Weverton Rocha (PDT) tenta diariamente desgastar o vice-governador Carlos Brandão (Republicanos), sucessor natural de Flávio Dino, e até já busca consolidar aliança com Roseana Sarney (MDB)–, ele não tem agido com pressa ou atropelos.

“Não é hora ainda de formar chapa. No nosso campo político as coisas estão caminhando muito bem. Os conflitos estão na outra ‘margem do rio’”, garante.

Se confirmado na disputa pelo Senado, Roberto Rocha terá como adversário Flávio Dino, que deve deixar o cargo em abril do próximo ano.



Comentários 2

  1. Antonio Gomes da Silva

    Quando querem ganhar promete de tudo, quando ganham fazem tudo o contrário e o povo pagando a conta.
    Quem desses senadores e deputados criam uma campanha para reduzir os autos salários deles pela metade?
    Quem deles criam campanha para acabar com as mordomias que usufruam? Todos São iguais.
    Preciso ver quem se manifesta dessa forma.
    Olha o valor do salário mínimo?
    É uma vergonha, quem sobrevive com um salário tão caótico igual a esse?
    É a aposentadoria dos políticos e as dos trabalhadores que pagam a carga tributária pra bancar as grandes aposentadorias e pensões dos políticos.
    Até agora não consegui ver nenhum com propostas que beneficia os trabalhadores só pensam em si.

  2. Maciel

    É bem sabido que o nobre senador Roberto Rocha se apequenando a cada dia do seu mandado, com sua postura de arauto da honestidade faz duras críticas ao governador Flávio Dino mas não consegue ver o triste legado do seu pai Luiz Rocha, não vê os seus novos pares da política sobre a mancha dos descalabros da corrupção. O destino irá julgar seus atos e o futuro colherás aquilo que semaias.

Comente esta reportagem