Celso Dias, apadrinhado de Aluísio Mendes, assume superintendência da Codevasf
Política

Celso Dias, apadrinhado de Aluísio Mendes, assume superintendência da Codevasf

De volta ao cargo, ele deve abrir uma auditoria na autarquia. Apenas Josimar Maranhãozinho empenhou mais de R$ 75 milhões para compra de equipamentos e obras em redutos eleitorais

Celso Adriano Costa Dias é o novo superintendente regional da Codevasf (Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba). A nomeação, que será publicada no DOU (Diário Oficial da União nas próximas horas, já consta em boletim interno da autarquia, ligada ao Ministério do Desenvolvimento Regional.

Ele é apadrinhado pelo deputado federal Aluísio Mendes (PSC-MA), e substitui João Francisco Jones Fortes Braga, inicialmente indicado por Hildo Rocha (MDB-MA) e que contava com articulação de Josimar Maranhãozinho (PL-MA), desafeto de Mendes, para tentar permanecer no cargo.

É a segunda vez que Aluísio Mendes emplaca Celso Dias na 8º Superintendência Regional da Codevasf. A primeira foi em 2015, tendo chegado a cair do cargo um ano depois, mas voltado em menos de 24 horas.

A Codevasf atua em todos os 217 municípios do Estado do Maranhão, abrangendo as bacias hidrográficas Gurupi, Itapecuru, Munim, Mearim, Parnaíba, Pericumã, Tocantins e Turiaçu.

No cargo, Celso Dias deve autorizar a abertura de uma auditoria na autarquia, já alvo de investigação da Polícia Federal para apurar o real destino de emendas parlamentares de integrantes da bancada maranhense em Brasília.

Apenas Josimar Maranhãozinho, por exemplo, empenhou mais de R$ 75 milhões em emendas para ações da Codevasf. No papel, o dinheiro teria sido destinado para compra de equipamentos e obras em redutos eleitorais do parlamentar no estado.



Comente esta reportagem