Celso Adriano Costa Dias é o novo superintendente regional da Codevasf (Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba). A nomeação, que será publicada no DOU (Diário Oficial da União nas próximas horas, já consta em boletim interno da autarquia, ligada ao Ministério do Desenvolvimento Regional.
Ele é apadrinhado pelo deputado federal Aluísio Mendes (PSC-MA), e substitui João Francisco Jones Fortes Braga, inicialmente indicado por Hildo Rocha (MDB-MA) e que contava com articulação de Josimar Maranhãozinho (PL-MA), desafeto de Mendes, para tentar permanecer no cargo.
É a segunda vez que Aluísio Mendes emplaca Celso Dias na 8º Superintendência Regional da Codevasf. A primeira foi em 2015, tendo chegado a cair do cargo um ano depois, mas voltado em menos de 24 horas.
A Codevasf atua em todos os 217 municípios do Estado do Maranhão, abrangendo as bacias hidrográficas Gurupi, Itapecuru, Munim, Mearim, Parnaíba, Pericumã, Tocantins e Turiaçu.
No cargo, Celso Dias deve autorizar a abertura de uma auditoria na autarquia, já alvo de investigação da Polícia Federal para apurar o real destino de emendas parlamentares de integrantes da bancada maranhense em Brasília.
Apenas Josimar Maranhãozinho, por exemplo, empenhou mais de R$ 75 milhões em emendas para ações da Codevasf. No papel, o dinheiro teria sido destinado para compra de equipamentos e obras em redutos eleitorais do parlamentar no estado.