Mesmo sem ser convocado, Dino entra com ação no STF para não depor à CPI da Covid
Política

Mesmo sem ser convocado, Dino entra com ação no STF para não depor à CPI da Covid

Comissão Parlamentar de Inquérito no Senado aprovou a convocação de nove governadores

Apesar de não estar na relação dos governadores convocados pela CPI da Covid para que expliquem o uso de recursos federais no estados no enfrentamento à pandemia do novo coronavírus, o governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), acionou o STF (Supremo Tribunal Federal) para que a corte proíba a comissão de convocar os chefes de Executivos estaduais a depor.

Dino e outros 17 governadores que assinam a ação constitucional (Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental) querem que o Supremo afirme que a CPI não tem poderes para convocá-los e que a medida seria uma afronta ao pacto federativo.

O caso pode ser sorteado entre todos os integrantes da corte ou ir para o ministro Ricardo Lewandowski, que já relata todos os habeas corpus que chegam ao STF sobre a CPI da Covid.

Os únicos governadores convocados são Wilson Lima (AM), Helder Barbalho (PA), Ibaneis Rocha (DF), Mauro Carlesse (TO), Carlos Moises (SC), Antonio Oliverio Garcia de Almeida (RR), Waldez Góes (AP), Wellington Dias (PI) e Marcos José Rocha dos Santos (RO). Também foi convocado o ex-governador do Rio Wilson Witzel.

Na Comissão Parlamentar de Inquérito no Senado, eles serão ouvidos a respeito de operações da Polícia Federal que apuram suspeitas de irregularidades com as verbas federais no combate à pandemia.



Comente esta reportagem