Dino desvia vacina e garante imunização privilegiada contra Covid-19
Política

Dino desvia vacina e garante imunização privilegiada contra Covid-19

Foto divulgada pelo governador do Maranhão mostra que ele não enfrentou a fila de vacinação por idade organizada pela Prefeitura de São Luís

O governador Flávio Dino (PCdoB) divulgou nas redes sociais, na noite dessa terça-feira (1º), imagens do que seria o recebimento de sua primeira dose de vacina contra a Covid-19. Segundo o próprio comunista, a imunização ocorreu em razão de sua idade, 53 anos anos.

“Alcançada a minha idade, tomei agora a vacina contra o coronavírus. Agradeço às equipes do Governo do Maranhão que estão em todo o Estado (sic!), junto com as equipes municipais, executando a vacinação”, publicou, homenageando a ciência e o SUS (Sistema Único de Saúde).

Ocorre, porém, que a aplicação da vacina contra a Covid-19 é de responsabilidade dos municípios, não do Estado. No caso da imunização por idade, segundo calendário de vacinação da Prefeitura de São Luís, a completada por Dino no final de abril teve início na segunda-feira (31).

Apesar do governo estadual, conforme tem sido reiteradamente observado pelo senador Roberto Rocha (PSDB-MA), estar retendo sem previsão legal parte das doses enviadas pelo governo federal ao Maranhão e de ter criado calendário próprio de vacinação para capitanear dividendos políticos, não há um grupo de vacinação específico que garanta ao chefe do Palácio dos Leões o direito de ser vacinado sob mordomia.

Neste sentido, para usufruir do privilégio de não ter de pegar senha e enfrentar fila como qualquer cidadão e outros governadores brasileiros que já tomaram a primeira dose, Flávio Dino desviou ao menos uma dose da vacina contra a Covid-19 para consumo próprio.

O responsável por fazer a aplicação da vacina no governador dentro do Palácio dos Leões foi o secretário adjunto da SES (Secretaria de Estado da Saúde), Carlos Vinícius. O imunizante aplicado não foi informado.

A aplicação da primeira dose da vacina contra Covid-19 foi divulgada por Flávio Dino quase 12 horas após o ATUAL7 solicitar ao próprio governador que informasse se já havia se vacinado contra a doença, e quando. Além da idade, Dino integra um dos grupos prioritário de comorbidade, de obesidade mórbida.

A solicitação foi enviada ao gabinete do governador por email, às 9 horas e 26 minutos de ontem. Também à Comunicação do próprio Executivo estadual e da SES, mas não houve retorno.

Na manhã desta quarta-feira (2), o ATUAL7 enviou novo email aos mesmos contatos, solicitando qual norma garante a Flávio Dino o privilégio de não enfrentar fila da vacinação da Covid-19.

Esse segundo pedido foi feito, conforme informado à gestão estadual, diante de rumores de que o governador do Maranhão já teria se vacinado, e apenas simulado o recebimento da primeira dose nessa terça.

Na própria foto compartilhada por Dino nas redes sociais não é possível observar com exatidão a vacina sendo aplicada.

A reportagem solicitou o envio de outras fotos e até de vídeos que pudessem comprovar a aplicação do imunizante, mas também não houve resposta até o momento.



Comentários 3

  1. Karine

    É a mesma norma que favoreceu os blogueiros que se julgam jornalistas para vacinação. Que por sinal, está sendo realizada pelo estado.
    Que ingratidão, hein blogueiro? Você vacinou?

    1. Yuri Almeida

      Vacinei. Peguei senha e enfrentei fila, como deve fazer todo cidadão, seja blogueiro ou governador. Não vacinei como imprensa, mas por comorbidade. E minha gratidão é, primeiramente, a Deus. Depois, apenas ao SUS. De resto, já me manifestei publicamente contrário a essa vacinação que o Estado arrumou para a imprensa, nos moldes como está sendo feita.

Comente esta reportagem