O governador Flávio Dino (PCdoB) divulgou nas redes sociais, na noite dessa terça-feira (1º), imagens do que seria o recebimento de sua primeira dose de vacina contra a Covid-19. Segundo o próprio comunista, a imunização ocorreu em razão de sua idade, 53 anos anos.
“Alcançada a minha idade, tomei agora a vacina contra o coronavírus. Agradeço às equipes do Governo do Maranhão que estão em todo o Estado (sic!), junto com as equipes municipais, executando a vacinação”, publicou, homenageando a ciência e o SUS (Sistema Único de Saúde).
Ocorre, porém, que a aplicação da vacina contra a Covid-19 é de responsabilidade dos municípios, não do Estado. No caso da imunização por idade, segundo calendário de vacinação da Prefeitura de São Luís, a completada por Dino no final de abril teve início na segunda-feira (31).
Apesar do governo estadual, conforme tem sido reiteradamente observado pelo senador Roberto Rocha (PSDB-MA), estar retendo sem previsão legal parte das doses enviadas pelo governo federal ao Maranhão e de ter criado calendário próprio de vacinação para capitanear dividendos políticos, não há um grupo de vacinação específico que garanta ao chefe do Palácio dos Leões o direito de ser vacinado sob mordomia.
Neste sentido, para usufruir do privilégio de não ter de pegar senha e enfrentar fila como qualquer cidadão e outros governadores brasileiros que já tomaram a primeira dose, Flávio Dino desviou ao menos uma dose da vacina contra a Covid-19 para consumo próprio.
O responsável por fazer a aplicação da vacina no governador dentro do Palácio dos Leões foi o secretário adjunto da SES (Secretaria de Estado da Saúde), Carlos Vinícius. O imunizante aplicado não foi informado.
A aplicação da primeira dose da vacina contra Covid-19 foi divulgada por Flávio Dino quase 12 horas após o ATUAL7 solicitar ao próprio governador que informasse se já havia se vacinado contra a doença, e quando. Além da idade, Dino integra um dos grupos prioritário de comorbidade, de obesidade mórbida.
A solicitação foi enviada ao gabinete do governador por email, às 9 horas e 26 minutos de ontem. Também à Comunicação do próprio Executivo estadual e da SES, mas não houve retorno.
Na manhã desta quarta-feira (2), o ATUAL7 enviou novo email aos mesmos contatos, solicitando qual norma garante a Flávio Dino o privilégio de não enfrentar fila da vacinação da Covid-19.
Esse segundo pedido foi feito, conforme informado à gestão estadual, diante de rumores de que o governador do Maranhão já teria se vacinado, e apenas simulado o recebimento da primeira dose nessa terça.
Na própria foto compartilhada por Dino nas redes sociais não é possível observar com exatidão a vacina sendo aplicada.
A reportagem solicitou o envio de outras fotos e até de vídeos que pudessem comprovar a aplicação do imunizante, mas também não houve resposta até o momento.
É a mesma norma que favoreceu os blogueiros que se julgam jornalistas para vacinação. Que por sinal, está sendo realizada pelo estado.
Que ingratidão, hein blogueiro? Você vacinou?
Vacinei. Peguei senha e enfrentei fila, como deve fazer todo cidadão, seja blogueiro ou governador. Não vacinei como imprensa, mas por comorbidade. E minha gratidão é, primeiramente, a Deus. Depois, apenas ao SUS. De resto, já me manifestei publicamente contrário a essa vacinação que o Estado arrumou para a imprensa, nos moldes como está sendo feita.
para de perseguir o governador...palhaçada isso