Relator, Roberto Costa confirma que não haverá prorrogação da CPI dos Combustíveis
Política

Relator, Roberto Costa confirma que não haverá prorrogação da CPI dos Combustíveis

Instalada em março, comissão parlamentar de inquérito teve como objetivo inicial apurar supostas irregularidades nos preços dos combustíveis no Maranhão

O deputado estadual Roberto Costa (MDB), relator da CPI dos Combustíveis na Assembleia Legislativa do Maranhão, confirmou nesta quarta-feira (7) o que já havia adiantado ao ATUAL7 no início da semana: não haverá prorrogação dos trabalhos da comissão parlamentar de inquérito.

Segundo o emedebista, já há elementos suficientes para apresentação de relatório conclusivo sobre as investigações, apesar do colegiado não ter conseguido tomar o depoimento do empresário Josival Cavalcante da Silva, o Pacovan.

“O relatório, baseado na documentação que está com a Assessoria Técnica da Assembleia, será imparcial e prezará, acima de tudo, pela verdade, independentemente de quem seja atingido ou beneficiado”, garantiu.

Durante pronunciamento na tribuna da Alema, Costa ressaltou não concordar com o pedido de prorrogação dos trabalhos da CPI, formulado pelo deputado Duarte Júnior (PSB), que preside a comissão, conforme já havia votado a maioria.

Apesar do insucesso na tentativa solitária de manter as investigações por mais 60 dias e de não conseguir realizar as oitivas de Pacovan, ao ATUAL7, Duarte Júnior se disse satisfeito com as ações desenvolvidas pela CPI dos Combustíveis.

“Todo o trabalho já foi feito. Já comprovamos que mais de 64% dos postos aumentaram o valor abusivamente na primeira quinzena de fevereiro, que em mais de 16 regiões/corredores existem fortes indícios de práticas de cartel e que supostamente na rede de postos Joyce existe lavagem de dinheiro ou combustível adulterado ou sem procedência comprovada”.

“Tudo isso foi possível comprovar graças a quebra de sigilo fiscal de todas as empresas que atuam no Maranhão. Todos esses documentos e dados estão com o relator e com os demais membros. Inclusive, ele mesmo afirmou em entrevistas. Agora, é inserir no relatório e levar os fatos para que sejam apurados na justiça”, declarou.

Segundo o deputado Roberto Costa, o relatório circunstanciado da CPI deverá já na sexta-feira 9.

Conforme prevê o regimento interno da Assembleia Legislativa, o documento deve ser publicado no Diário Oficial da Casa e encaminhado à Mesa Diretora, Ministério Público, Governo do Maranhão e à comissão permanente da Casa que tenha maior pertinência com a matéria, à qual incumbirá fiscalizar a adoção de providências saneadoras de caráter disciplinar e administrativo pelo Poder Executivo estadual.

Instalada em março deste ano, a CPI dos Combustíveis teve como objetivo inicial apurar supostas irregularidades envolvendo sucessivos aumentos de preços dos combustíveis no estado no início de 2021, que estariam acima dos reajustes autorizados pela Petrobras.



Comente esta reportagem