Seccor faz buscas contra Fidélis Uchôa em investigação sobre corrupção na prefeitura de Imperatriz
Política

Seccor faz buscas contra Fidélis Uchôa em investigação sobre corrupção na prefeitura de Imperatriz

Inquérito apura a existência de organização criminosa responsável por desvio de dinheiro público e cobranças de propina na Secretaria de Planejamento Urbano

O ex-secretário de Planejamento de Imperatriz, Fidélis Uchôa, foi alvo na última quarta-feira (3) de mandado de busca e apreensão em sua casa, em operação deflagrada pela Seccor (Superintendência Estadual de Prevenção e Combate à Corrupção), da Polícia Civil do Maranhão.

A ação é parte de investigação sobre suposto esquema de corrupção na prefeitura municipal, que apura a existência de organização criminosa responsável por desvio de dinheiro público e cobranças de propina na Secretaria Municipal de Planejamento Urbano, a SEPLU.

Uchôa é suspeito ainda de haver rachadinha, como é popularmente conhecida a prática de obrigar servidores a repassar parte de seus salários a terceiros, durante sua passagem no comando da pasta. Também de haver lotado servidores fantasmas no município.

Outras pessoas que ainda prestam serviços à prefeitura de Imperatriz também foram alvo das buscas, mas não tiveram seus nomes divulgados.

Na operação, os agentes da Seccor apreenderam aparelhos celulares e documentos nas residências dos investigados. Todo o material apreendido será periciado, e as informações obtidas inseridas ao inquérito policial que apura o caso.

Fidélis Uchôa foi eleito vereador de Imperatriz em 2012. Não reeleito em 2016, conseguiu ficar na condição de suplente, e passou a comandar a SEPLU na gestão de Assis Ramos (DEM). Na eleição de 2020, quando teria operado a rachadinha para uso do dinheiro na campanha eleitoral, novamente não obteve sucesso nas urnas.



Comente esta reportagem