Polícia prende casal que usava perfis falsos de Lourival Serejo e Paulo Velten, do TJ-MA, para pedir dinheiro a prefeitos
Política

Polícia prende casal que usava perfis falsos de Lourival Serejo e Paulo Velten, do TJ-MA, para pedir dinheiro a prefeitos

Relação de vítimas não foi divulgada. Segundo o presidente do Tribunal de Justiça, os criminosos contaram que ter encontrado facilidade no Maranhão para aplicar os golpes

A Polícia Civil do Maranhão prendeu na última terça-feira (8), em Goiânia (GO), um casal de criminosos que usava perfis falsos com fotos dos desembargadores Lourival Serejo e Paulo Velten, respectivamente, presidente e corregedor-geral do Tribunal de Justiça do Maranhão, para pedir dinheiro a prefeitos, ex-prefeitos e secretários municipais maranhenses.

Uma terceira pessoa, segundo declarou Serejo durante sessão plenária na semana passada, que seria filho do casal, também teria participação no esquema, mas não foi encontrado.

Durante a ação, batizada de Anonymous e que contou com auxílio da Polícia Civil de Goiás e da Segurança Institucional e Gabinete Militar do TJ do Maranhão, foram apreendidos diversos aparelhos celulares, cartões bancários e uma lista com nomes e contatos de diversos gestores municipais do estado.

A relação, porém, não foi divulgada pela Polícia Civil maranhense. Também não há informações sobre quantas e quais pessoas caíram no golpe nem o valor do dinheiro angariado por meio do ilícito. Somente a investigação que culminou na operação durou mais de três meses.

“Encontraram lá no bunker deles quatro celulares com a minha foto. Contaram todos os detalhes: um deles diz que já tinha passado 14 anos na prisão, então diz que tinha aprendido toda essa expertise na prisão. Eles se surpreenderam com a facilidade como o Maranhão estava um campo bom de ação, [então] estavam trabalhando e auferindo lucros. (...) Eles disseram que foi ótimo o Maranhão para eles”, declarou Lourival Serejo aos demais desembargadores do pleno.

O golpe consistia em envio de mensagens com os perfis fakes dos desembargadores, mas com os criminosos se passando por promotores de Justiça, solicitando quantia em dinheiro para custear a realização de determinados serviços do Judiciário nas comarcas do interior do estado.

Uma ramificação da associação criminosa, ainda segundo as investigações, atuava no município de Santa Inês, onde foram cumpridos mandados de busca e apreensão.



Comentários 1

  1. Pingback: Polícia prende casal que usava perfis falsos de Lourival Serejo e Paulo Velten, do TJ-MA, para dar golpe em prefeitos - Portal Bacanga News

Comente esta reportagem