Ministério Público faz devassa na folha de pagamento de Governador Nunes Freire
Política

Ministério Público faz devassa na folha de pagamento de Governador Nunes Freire

Apuração se concentra entre os meses de julho e dezembro de 2020. Josimar da Serraria já teve o mandato cassado e foi alvo de buscas do Gaeco

O Ministério Público do Maranhão iniciou em janeiro último uma devassa na folha de pagamento da Prefeitura de Governador Nunes Freire em investigação que apura a suspeita de irregularidades em remunerações de funcionários do município, incluindo supostos fantasmas.

Ainda em fase preliminar, a apuração foi instaurada em julho de 2022, e tramita como notícia de fato, sob responsabilidade do promotor Francisco Hélio Porto Carvalho.

A suspeita é de improbidade administrativa, com enriquecimento ilícito. A devassa se concentra entre as folhas dos meses de julho e dezembro de 2020.

Governador Nunes Freire é administrada por Josimar Alves de Oliveira, o Josimar da Serraria (PSB). Ele comanda o município desde início do período alvo da apuração do Ministério Público, em razão da morte de Indalécio Wanderlei Vieira Fonseca, o Gago, por problemas de saúde em decorrência de um AVC (Acidente Vascular Cerebral). Antes, era vice-prefeito.

Ainda em 2020, ele chegou a perder o cargo, em processo de cassação da Câmara de Vereadores posteriormente derrubado em reviravolta do caso no Tribunal de Justiça do Maranhão, que inicialmente havia confirmado a perda do mandato, por acusações envolvendo exatamente irregularidades no pagamento do funcionalismo e na gestão dos recursos recebidos pelo município para enfrentamento à pandemia do Covid-19.

O prefeito de Governador Nunes Freire já é conhecido do Ministério Público maranhense, de investigações anteriores.

Em uma delas, Josimar da Serraria foi alvo busca e apreensão pelo Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas) por suspeita de práticas de crimes de corrupção, organização criminosa, desvio e subtração de dinheiro público.



Comentários 1

Comente esta reportagem