AmaBlog
AMABLOG denuncia à SSP-MA ameaças de major contra blogueira
Política

Jefferson Portela e Lawrence Melo garantiram que o caso será apurado. Também foi cobrado a elucidação das investigações sobre o assassinato do blogueiro Ítalo Diniz

Representantes da Executiva da Associação Maranhense de Blogueiros (AMABLOG) se reuniram com o secretário estadual de Segurança Pública, delegado Jefferson Portela, e o delegado-geral da Polícia Civil, Lawrence Melo, nesta quinta-feira 24, para tratar de assuntos de interesse da categoria referentes à liberdade de expressão, imprensa e de informação.

O encontro aconteceu na sede da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP) do Maranhão, em São Luís. Representaram a AMABLOG o presidente da entidade, Luís Cardoso, e o diretor de Políticas Institucionais, Filipe Mota. A reunião foi acompanhada, ainda, pelo diretor de Comunicação da associação, Yuri Almeida.

Na reunião, foi denunciado ao secretário e ao delegado-geral ameaças e intimidações veladas feitas à blogueira Ana Kelly da Silva Queiroz, de Imperatriz, pelo Major Janilson Cordeiro Lindoso e pelo senhor Paulo Marcelo Torres Araújo, por meio de um aplicativo de mensagem instantânea. Segundo Jefferson Portela e Lawrence Melo, o caso será apurado e, comprovada a denúncia, serão tomadas as medidas necessárias contra os dois denunciados.

Outro ponto importante abordado foi a respeito das investigações que apuram a execução do blogueiro Ítalo Eduardo Diniz Barros, de Governador Nunes Freire. Os titulares da SSP-MA e da Delegacia-Geral garantiram que as investigações estão em andamento e que os responsáveis não ficaram impunes.

Além de denunciar o caso ocorrido com a blogueira diretamente à SSP-MA, a AMABLOG também emitiu, mais cedo, uma nota em que presta solidariedade à profissional de imprensa e manifesta total repúdio contra os denunciados.

Abaixo, a íntegra da nota:

NOTA DE REPÚDIO

A Associação Maranhense de Blogueiros (AMABLOG) vem a público externar repúdio à forma violenta com que a blogueira Ana Kelly da Silva Queiroz foi tratada pelo Major Janilson Cordeiro Lindoso e pelo senhor Paulo Marcelo Torres Araújo, inclusive com ameaças e intimidações veladas e abuso de autoridade, diante da posição adotada pela profissional quanto ao caso em que o militar teve prisão decretada, durante as eleições municipais de 2016. A entidade presta total solidariedade à profissional.

Este tipo de conduta prejudica a liberdade de expressão e contribui para o enfraquecimento da democracia, razão pela qual tem o nosso total repúdio. A liberdade do exercício profissional é direito inalienável e repudiamos essa forma de violência à blogueira e à liberdade de expressão.

É inaceitável, para uma sociedade que busca fortalecer sua democracia, que profissionais de imprensa sejam sujeitados a este tipo de situação. É inaceitável que blogueiros e/ou blogueiras sejam coagidos por agentes do Estado.

Luís Cardoso
Presidente da Associação Maranhense de Blogueiros

Política

Conversas de WhatsApp mostram que Mônica Alves foi ameaçada e agredidada pelo prefeito eleito de Pinheiro, Luciano Genésio

A Associação Maranhense de Blogueiros (AMABLOG) repudiou, em nota emitida neste sábado 19, a ameaça e agressão sofrida pela blogueira Mônica Alves, por parte do prefeito eleito de Pinheiro, Luciano Genésio (PP).

Durante uma discussão entre ambos no aplicativo de mensagens instantâneas WhatsApp, o progressista proferiu palavras de cunho machista contra Mônica. Antes, ao comentar sobre uma publicação feita pela profissional de imprensa, o prefeito eleito de Pinheiro ameaçou a blogueira.

Abaixo, a íntegra da nota da AMABLOG:

Nota de Repúdio

A Associação Maranhense de Blogueiros (AMABLOG) vem a público lamentar, repudiar e condenar a violência sofrida pela blogueira Mônica Alves por parte do prefeito eleito de Pinheiro, Luciano Genésio (PP). Durante uma discussão entre a profissional de imprensa e o político, numa janela privada no aplicativo WhatsApp, este acabou ameaçando a blogueira e também proferiu palavras de cunho machista e criminoso.

A atitude reprovável de Luciano Genésio aconteceu na mesma semana em que, tristemente, aqui se referindo apenas ao que foi veiculado pela mídia, quase uma dezena de mulheres foi vítima de violência física praticada por homens.

O trabalho da blogosfera maranhense é apurar e relatar os fatos. Para isso, os blogueiros precisam ser respeitados e não cerceados ou ameaçados, como ocorreu. Quem perde com esse tipo de atitude é a sociedade que deixa de ser informada.

Por fim, a AMABLOG presta total solidariedade à blogueira Mônica Alves e alerta que não aceitará e nem permitirá que a relação de políticos para com as blogueiras do Maranhão seja novamente marcada pelo machismo ou qualquer tipo de ameaças.

Luis Cardoso
Presidente da Associação de Blogueiros do Maranhão

Política

Associação Maranhense de Blogueiros diz confiar no trabalho desenvolvido pela blogosfera do estado

A Associação Maranhense de Blogueiros (AMABLOG) divulgou nota de repúdio, nesta segunda-feira 7, ao comentários ofensivos feitos à categoria pelo Ministério Público do Maranhão e pela Associação dos Magistrados do Maranhão, no sábado 5, por ocasião de blogueiros maranhenses terem publicado que o promotor de Justiça Paulo Ramos revelou ter feito um acordo com a juíza Cristiana Ferraz, no chamado ‘Caso Sefaz’.

Na nota, a AMABLOG lembra que a blogosfera do Maranhão trabalha de forma ética, honesta e transparente e que, por isso, confia e apoia de forma irrestrita o trabalho desenvolvido com responsabilidade pelos blogueiros.

Leia a nota na íntegra:

Nota de Repúdio

A Associação Maranhense de Blogueiros (AMABLOG) vem a público, perante a sociedade e todos os meios de comunicação, repudiar veementemente as declarações feitas pela Secretaria para Assuntos Institucionais do Ministério Público (MP) do Estado do Maranhão e pelo presidente em exercício da Associação dos Magistrados do Maranhão (AMMA), Marcelo Moreira, publicadas nos sites das respectivas entidades, nesse sábado 5, onde foram tecidas críticas e comentários desrespeitosos à blogosfera maranhense.

Na ocasião, em mera estratégia para tirar o foco das declarações reveladoras do promotor de Justiça Paulo Roberto Barbosa Ramos, titular da 2ª Promotoria de Justiça de Defesa da Ordem Tributária e Econômica de São Luís, de que havia feito um acordo com a juíza Cristiana de Sousa Ferraz Leite, da 8ª Vara Criminal de São Luís, bem como para tentar esconder a estranha e suspeita não inclusão de membros do próprio Ministério Público nas denúncias feitas à Justiça que envolvendo o chamado ‘Caso Sefaz’, as duas entidades passaram a atacar os blogueiros que estão cobrindo o caso, em total agressão à liberdade de expressão e de informação, direitos cíveis e sociais garantidos pela Constituição Federal Brasileira de 1988.

A blogosfera maranhense age de forma ética, honesta e transparente, diferente de outros setores que são conhecidos por apontar o dedo para alguns, na tentativa de criminalizá-los, mas que faz vista grossa aos da própria casa, não investigando e nem denunciando aos órgãos competentes o derramar de dinheiro público em obras superfaturadas e espetos de pau, farra de diárias durante a realização de congressos em hotéis de luxo e super salários acima do teto nacional.

A AMABLOG entende como ato de natureza inaceitável e de extrema má fé as duas entidades, em pleno Século XXI, trabalharem de forma inconsistente e irresponsável para que a sociedade não tome conhecimento dos fatos ora ocorridos.

A AMABLOG lembra que as duas entidades supracitadas até têm a liberdade de agir em corporativismo para com os seus membros, como tem por costume fazer em todo e qualquer caso. Contudo, é preciso garantir o mínimo de responsabilidade com esse tipo de ato, além de ter o compromisso com a verdade e não criar factoides. Assim, a AMABLOG manifesta apoio irrestrito e confiança no trabalho desenvolvido com responsabilidade pela blogosfera maranhense, e alerta que adotará as providências legais pertinentes ao caso, o qual esperamos que não se repita.

Luís Cardoso
Presidente da Associação Maranhense de Blogueiros

Kelly Queiroz é eleita para comandar a Airt
Política

Associação de Imprensa da Região Tocantina será comandada por uma mulher pela primeira na história

Pela primeira vez na história da comunicação em Imperatriz, a Associação de Imprensa da Região Tocantina (Airt) será comandada por uma mulher, a blogueira e assessora de imprensa da Câmara de Vereadores, Kelly Queiroz.

Encabeçada pela comunicadora, a Chapa 1, "Unidos para Vencer: a união faz a força", obteve 67 votos, enquanto que a chapa concorrente, liderada pelo comunista Josué Moura, conquistou apenas 45 votos.

A eleição ocorreu de forma tranquila na semana passada, na Câmara de Vereadores de Imperatriz. A solenidade de posse da nova diretoria ocorreu no mesmo dia, na própria Casa.

A Airt é a maior e mais prestigiada entidade da imprensa da região, embora não viesse tendo tanta atenção até a eleição.

AmaBlog

Recentemente, em São Luís, uma outra entidade chegou a ser criada, a Associação Maranhense de Blogueiros (AmaBlog), que abrangeria todos os blogueiros do estado.

A entidade, contudo, durou poucas semanas, após alguns integrantes, ainda durante os primeiros passos para a sua criação, brigarem pela disputa de cargos e destinarem a maioria destes para blogueiros da capital.

Uma eleição para a diretoria chegou a ser realizada e uma chapa única eleita, porém a AmaBlog acabou sendo, dias depois, esvaziada pelos primeiros membros e simpatizantes de mídias livres.