Conlagos
Presidente do Conlagos entre os beneficiados com repasse irregular pelo Palácio
Política

Município de Olho D’água das Cunhãs recebeu R$ 100 mil da Sectur. PGJ investiga transferências

O presidente do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Regional dos Lagos Maranhenses (Conlagos), para o biênio 2017/2018, Rodrigo Araujo de Oliveira (PDT), foi um dos beneficiados pelo governo Flávio Dino com repasse irregular de Carnaval.

Ele é prefeito do município de Olho D’água das Cunhãs, que recebeu R$ 100 mil para a realização das festas. Na imagem acima, Rodrigo Oliveira aparece em reunião com o deputado Stênio Rezende (DEM) e o secretário de Estado da Comunicação e Articulação Política, Márcio Jerry Barroso.

O repasse ao município comandado pelo pedetista está entre os investigados pela Procuradoria-Geral de Justiça (PGJ), que instaurou procedimento administrativo para acompanhar e fiscalizar a transferência de dinheiro público para prefeituras em situação irregular no cumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) e de Transparência.

Além de Rodrigo Oliveira, outros doze prefeitos também receberam repasses da Secretaria de Estado da Cultura e Turismo (Sectur), como “Apoio às Manifestações Artístico-Culturais”, mesmo os entes municipais não estando aptos ao benefício financeiro momesco.

O ATUAL7 tentou ouvir o pedetista a respeito do repasse e da marginalidade à lei, mas no site da Prefeitura Municipal de Olho D’água das Cunhãs não há qualquer número de telefone, e-mail ou formulário de contato. A Sectur também foi procurada pela reportagem, desde a semana passada, por meio da pasta controlada por Márcio Jerry, mas não enviou resposta até a publicação desta matéria. O site do Conlagos está fora do ar.

Prefeitos elegem Rodrigo Oliveira para a presidência do Conlagos
Política

Pedetista comandará a entidade durante o biênio 2017/2018

O prefeito reeleito de Olho d’Água das Cunhãs, Rodrigo Oliveira (PDT), foi eleito para a presidência do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Regional dos Lagos Maranhenses (Conlagos), para o biênio 2017/2018. A informação é do blog Mearim Net.

Estiveram presentes à assembleia-geral extraordinária os prefeitos: Marcone Marques (PP), de Cajapió; Vianey Bringel (PSDB), de Santa Inês; Carlos o Bine (PCdoB), de Pio XII; Luana Rezende (DEM), de Vitorino Freire; Ronildo Campos (PP), de Penalva; Conceição de Maria (PP), de São Vicente Férrer; Dulce Maciel (PV), de Satubinha; José Sisto (PDT), de Bacurituba; e Francisco Nascimento (PPS), de Lago Verde.

Após o resultado do pleito, Rodrigo Oliveira defendeu a consolidação do diálogo institucional com os governos estadual e federal. Ele também defendeu a discussão entre os integrantes do Conlagos a respeito de políticas públicas para o avanço do saneamento básico nos municípios e, consequentemente, o fim dos lixões, conforme prevê o Plano Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS).

“Aceitei o desafio de presidir o Conlagos por entender que é a partir da união que alcançaremos o fortalecimento municipal. Fizemos, por meio do consórcio, o Plano Municipal de Saneamento Básico, atendendo aos prazos previstos pelo governo federal. Isso nos permitirá pleitear recursos para esta área. Sabemos que esse ainda é um problema que muitos dos novos gestores têm pela frente”, declarou.